Manual online do programa ‘Planta Popular’ já está disponível

Agora ficou mais fácil entender como o cidadão pode ser beneficiado pela ‘Planta Popular’, programa municipal que garante a elaboração gratuita de projetos de imóveis a moradores com renda de até cinco salários mínimos. Já está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia o manual online e simplificado do serviço que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) para orientar a população sobre os benefícios concedidos, as condições de adesão e os modelos de projetos do programa.

O projeto

A ‘Planta Popular’ foi idealizada em 2011, durante segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, para ajudar a população de baixa renda a construir a casa própria.  Por meio dele, qualquer morador de Uberlândia que tenha renda de até cinco salários mínimos pode ter acesso a uma planta de construção de imóvel preparada de forma gratuita pela Seplan. Isso desde que tenha apenas um imóvel próprio na cidade e nunca tenha sido favorecido pelo projeto.

O benefício concedido pela prefeitura garante, na prática, que cidadãos de baixa renda economizem e não tenham que arcar com os custos de um projeto que, no setor privado, pode custar até R$ 1,5 mil para ser elaborado.

Nove modelos

Nove croquis de plantas estão disponíveis dentro do programa (cujos desenhos podem ser consultados pelo portal da prefeitura) para casas que vão de 35 a 70 metros quadrados. São modelos que adotam o conceito de desenho universal, que prevê a criação de sistemas, meios de comunicação, serviços e ambientes que possam ser utilizados por toda a comunidade, independentemente da idade ou capacidade de mobilidade.
As plantas arquitetônicas trazem também informações para a execução da obra, como medidas das janelas e portas, sugestões de jardinagem, esquema para terreno de esquina ou meio de quadra e opção de construção de área de lazer.

Benefício à população

Aquele cidadão interessado no serviço do programa Planta Popular deve comparecer ao balcão da Seplan para requerer o benefício munido das documentações necessárias (leia abaixo). No local, também podem ser verificadas imagens com sugestões de decoração para as plantas. A partir daí, a secretaria tem até 30 dias para analisar o pedido e fazer as fiscalizações necessárias para garantir que o serviço atenda a população alvo. O balcão está localizado no terceiro piso do segundo bloco do Centro Administrativo Municipal e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Conceito acessível

O programa Planta Popular foi implantado ainda durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão (2009-2012). O programa foi estabelecido, com todos os critérios, dentro do Código Municipal de Obras (Lei Complementar Nº 524 de 2011).
A partir da previsão legal, a Seplan adotou croquis de plantas que respeitam um conceito embasado em diretrizes como equiparação nas possibilidades de uso, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo, captação da informação, mínimo esforço físico e dimensão e espaço para uso e interação.
 São diretrizes que permitem a construção de moradias práticas, com excelente aproveitamento de espaço, acessíveis a pessoas com deficiência e de fácil ampliação.
Acesse o manual pelo endereço: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/56/2944/planta_popular.html

Documentação necessária para a Planta Popular:

- requerimento próprio fornecido pelo órgão competente;
- cópia da escritura do imóvel registrada ou contrato de compra e venda com assinaturas reconhecidas firma em Cartório de Notas, junto com a guia de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI do requerente e matrícula do imóvel em nome do antigo dono
- cópia dos documentos pessoais – RG e CPF;
- comprovante de rendimento
- autorização do proprietário com firma reconhecida quando requerido por terceiros.
Documentação necessária para o requerimento de habite-se para planta popular:
-. requerimento próprio fornecido pelo órgão competente;
- cópia do Alvará de construção;
- cópia da escritura do imóvel registrada ou contrato registrado;
- autorização do proprietário com firma reconhecida, quando requerido por terceiros;

11/09/2017
Fernando Boente
fernandoboente@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas