Estudantes de escola municipal participam da Semana Nacional de Trânsito

Comportamento seguro foi o tema abordado por agentes da Settran

 Foto: P10 Luz

Aos 8 anos de idade, Ryan Gonçalves já tem noção dos riscos ao trânsito devido à falta de atenção. Mesmo que ainda esteja longe de ser um condutor, ele já dá dicas para que a dinâmica entre condutores e pedestres seja harmoniosa. “Eu olho para os dois lados da rua ao atravessar porque pode vir um carro na minha direção. O perigo é que as pessoas andam e dirigem mexendo no celular e eu sei que isso é proibido porque causa acidente”, disse.

Gabriel Luís, 9 anos, também participou das ações na praça. Ele aprendeu de forma lúdica sobre o respeito à sinalização com os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). “Eu presto atenção no semáforo para saber a hora de atravessar e a de esperar. Até andando é perigoso se a gente é distraído, pois os carros são rápidos”, contou.

A percepção de Ryan e de Gabriel, somada a de outros alunos, vai se estenderpara o ambiente escolar. Esse é o objetivo da professora Regina Lúcia Araújo. Ela conta que as experiências gerarão atividades voltadas para o tema. “Vamos trabalhar o conteúdo em sala de aula. O interessante é que as crianças aprendem sobre esses assuntos e repassam esse conhecimento aos pais, replicando o conhecimento”, explicou.

Para o assessor de operações de tráfego da Settran, capitão Maurílio Terra, o envolvimento das escolas é essencial na abordagem da secretaria. “Por meio da Semana Nacional  levamos a informação aos usuários de trânsito da nossa cidade. Nós acreditamos que a educação é o melhor caminho para atingir nosso objetivo, que é reduzir acidentes e salvar vidas. Além da feira, no dia 22 comemoraremos o ‘Dia Internacional da Cidade sem meu Carro’.No dia 23 haverá trabalhos na transitolândia e no dia 25 faremos uma campanha focada nos motociclistas”, observou.

Ações diversificadas

            Além da educação junto ao público escolar, a Feira de Trânsito também conta com estandes voltados à doação de mudas, aferição de pressão, mostra de instrumentos de trânsito utilizados pelo Exército Brasileiro, exposição de trabalhos da Polícia Militar de Meio Ambiente e aulas de primeiros socorros organizada pelo Corpo de Bombeiros. No cruzamento das ruas e avenidas no centro de Uberlândia foram distribuídos materiais educativos e expostas faixas com mensagens focadas em um trânsito mais seguro.

Foto: P10 Luz

O porteiro Antônio Silva se interessou pelo evento ao passar pela praça Tubal Vilela. O que mais o chamou a atenção foi o ensinamento de primeiros socorros em situações de emergência envolvendo adultos, crianças e bebês.“Aprendi sobre como manter a respiração e a circulação do sangue numa pessoa com parada respiratória. Uma das coisas mais interessantes foi a manobra usada quando uma criança engasgar. Caso aconteça, terei noção de como agir pra aliviar o sintoma. Se alguém um dia precisar eu saberei como agir, mas espero que nunca aconteça uma situação dessa”, comentou.

Com mais de 35 anos de habilitação para moto e carro, Antônio ainda destacou a importância de ações como as realizadas na praça para melhorar o trânsito nas cidades. “O que mais falta hoje é consciência e atenção. Vejo no trânsito que as pessoas em vez de cuidarem de si, elas estão se expondo ao perigo. Elas estão numa pressa impressionante e isso coloca em perigo a vida do motorista e a dos outros. Não há necessidade de andar em alta velocidade. Nós temos que pensar na nossa família. Quando saímos de casa a família está nos esperando voltar. É muito triste quando isso não ocorre e, então, nos deparamos com uma notícia triste”, lembrou.

A Semana Nacional de Trânsito acontece até a próxima segunda-feira (25). A campanha de 2017 tem como tema ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’ e é desenvolvida junto às iniciativas da ‘Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’.

Confira a programação:

Quarta-feira 20/09
9h às 16h: Feira de trânsito – praça Tubal Vilela, Centro
9h às 17h: Campanha educativa nos cruzamentos semaforizados – vias do Hipercentro

Quinta-feira 21/09
9h às 16h: Feira de trânsito – praça Tubal Vilela, Centro
9h às 17h: Campanha educativa nos cruzamentos semaforizados – vias do Hipercentro

Sexta-feira 22/09
Jornada Internacional “Na Cidade sem Meu Carro”
9h às 17h: Campanha educativa nos cruzamentos semaforizados – vias do Hipercentro

Sábado 23/09
10h às 17h: Atividades educativas na Transitolândia - Parque do Sabiá

Domingo 24/09
10h às 17h: Atividades educativas na Transitolândia - Parque do Sabiá

Segunda-feira 25/09
8h às 17h: Blitz educativa para motociclistas - cruzamento das avenidas Rondon Pacheco com Municípios e na avenida Floriano Peixoto próximo à praça Tubal Vilela
17h: Encerramento da Semana Nacional do Trânsito – praça Tubal Vilela

19/09/17
Fillipe Alves

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas