Combate às drogas é discutido em conferência municipal

Evento teve o apoio da prefeitura e reuniu representantes de diversos setores da sociedade em busca de soluções

Créditos: Valter de Paula / Secom-PMU 

A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas chegou ao fim nesta sexta-feira (15). Durante dois dias, diversos segmentos da sociedade debateram sobre os efeitos dos entorpecentes e apontaram alternativas para os desafios apresentados pelo uso das drogas. Os participantes também elegeram representantes municipais para a conferência estadual e elaboraram um texto com apontamentos que serão apresentados no evento mineiro. Nesta edição, o evento teve como tema Políticas Públicas sobre Drogas para a Juventude e seu encerramento ocorreu no plenário da Câmara Municipal. A conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Uberlândia (Comad), com apoio das secretarias de Saúde e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

Entre os assuntos debatidos na Conferência, destacaram-se educação, redes sociais e mídia, participação cidadã do jovem, saúde, assistência social e segurança pública. Para o secretário de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Emerson Aquino, é importante considerar os efeitos individuais e sociais causados pelas drogas e trabalhar para resolvê-los. “A administração municipal sempre realiza programas para conscientizar as pessoas sobre os riscos das drogas e essa ação surge como um canal a mais para que possamos pensar a temática e discutir os desafios”, disse.

Programas municipais

Um dos programas municipais é a Caravana de Prevenção às Drogas, da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. O projeto foi criado no ano de 2012 pelo prefeito Odelmo Leão e envolve as comunidades escolares em atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e conversas interativas e leves. O foco principal é a prática de hábitos saudáveis visando qualidade de vida e perspectivas de futuro. As ações também contribuem para potencializar a proteção e minimizar os riscos ao uso e abuso de drogas. Alia-se ainda uma reflexão sobre projetos de vida, na tentativa de diminuir a vulnerabilidade dos participantes das atividades.

Outro projeto desenvolvido pela prefeitura é o Recomeço, iniciativa que surgiu em 2017 e promove uma série de atividades que auxiliam a recuperação e estimulam reinserção social daqueles que foram dependentes de álcool e drogas. O objetivo é incentivar um estilo de vida saudável, fomentar o diálogo e estreitar vínculos familiares.

A coordenação do Setor de Reinserção Social é responsável por desenvolver o projeto, sempre com a perspectiva de que recomeçar significa renovar as esperanças e dar uma nova chance a si mesmo. Assim, a equipe da Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil contribui na construção de novos projetos de vida dos residentes que estão em comunidades terapêuticas de Uberlândia.

E por reconhecer que o início da reabilitação deve acontecer durante o tratamento da dependência e se trata de uma tarefa complexa, a equipe da prefeitura soma esforços com as comunidades. Uma das principais ações é estender a atenção aos familiares afetados pela dinâmica da dependência de drogas, buscando utilizar cada vez menos os tratamentos individualizados.

15/09/2017
Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas