Empresas de Uberlândia podem participar do Rota Global


Estão abertas as inscrições para o Rota Global, que oferecerá consultoria gratuita para empresas consolidarem ou começarem a atuar no comércio internacional. Até o dia 15 de setembro, empreendimentos de todos os portes e setores podem se inscrever no site do programa para participar da primeira fase, que consiste em um questionário online de avaliação da maturidade de internacionalização da empresa. A iniciativa, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é executada em Minas Gerais pelo Sistema FIEMG. 

O Rota Global é realizado pela CNI por meio da Rede CIN, em parceria com a União Industrial Argentina (UIA) e o Parque Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-PCTEX), na Espanha, e conta com o apoio do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). No Sistema FIEMG, é executado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da entidade. 
O Rota Global será financiado com R$ 1,2 milhão obtido junto ao AL-Invest, Programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. A meta nacional da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias - não há limite de inscritos. Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para exportação e internacionalização. 
O Centro Internacional de Negócios do Sistema FIEMG prestará assessoria e consultoria às indústrias mineiras durante todo o projeto. “Executaremos o Rota Global em Minas Gerais por meio da trilha de atendimento para fomento da exportação, internacionalização e aumento da competitividade. É, sem dúvida, excelente oportunidade para a indústria do estado”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação, Marcos Mandacaru. 
Segunda etapa
A partir do processo de avaliação, o Rota Global selecionará 200 empresas para a próxima fase, que vai até abril de 2018. Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem. 
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o programa é uma grande oportunidade para a indústria brasileira ampliar a participação no mercado internacional, sobretudo pequenas e médias empresas. "O Rota Global vai considerar a realidade de cada empresa no desenho de estratégia que dê chances reais de inserção no mercado internacional. Além disso, é uma consultoria especializada gratuita", afirma.
 Recursos europeus
O AL-Invest é um Programa da Comissão Europeia para fomentar a produtividade e a competitividade de MPMEs, na América Latina como forma de combater a pobreza e a desigualdade social. 
Para participar do Rota Global
www.portaldaindustria.com.br/rotaglobal 





Pedro Castro Mendes
Negócios Internacionais | International Business
FIEMG Regional Vale do Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel: +55 43  3230-5200 | +55 34  99294-9453
pcmendes@fiemg.com.br | www.fiemg.org.br/regional-valedoparanaiba

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas