O BOM DA VIDA NO BAR DOS CAIXETA

CERVEJA, BOA COMIDA E CULTURA REUNIDOS EM ESPAÇO INSPIRADO NO ALTO PARANAÍBA, UMA DAS REGIÕES AGROPECUÁRIAS MAIS INFLUENTES DO ESTADO

De tradição fortemente agrícola, a família Caixeta tem origem portuguesa e radicou-se no Brasil há muitos anos, dividindo-se em grandes núcleos que se espalharam pelos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Mas é no comércio que um dos seus descendentes projeta perpetuar o nome da família na capital mineira, onde estará funcionando, a partir do primeiro dia de setembro, o Caixeta. O endereço – Rua Espírito Santo, 2324, em frente à Unidade I do Minas Tênis Clube - faz jus à tradição de um desses núcleos, formado em Patos de Minas, cidade da região do Alto Paranaíba e conhecida nacionalmente pela Festa Nacional do Milho e pela produção agropecuária.

A expectativa deste mineiro vai além de construir um negócio de sucesso. Ele pretende traduzir, em um espaço muito bem localizado, o melhor da culinária regional, em que prevalecem o milho e o açafrão. No cardápio, iguarias como galinhada e milho - cozido, grelhado, polenta e farofa. E, claro, carnes com preparo e sabores de comidas de roça, mas com apresentação esmerada, assegura o empreendedor.

Para quem aprecia, o açafrão é presença garantida no frango, no arroz e na própria farofa, além de realçar os sabores de pratos menos regionais. A culinária dos tropeiros, que também fazem parte da história da região, tem presença garantida no cardápio: as “pelotas” de carne de boi, hoje popularizadas como almôndegas, a carne de lata, preparada e conservada em banha de porco, por exemplo.
Mas o cardápio é eclético e inclusivo, usando também os temperos tradicionais e ingredientes para paladares mais conservadores.
O investimento inicial inclui infraestrutura, estoques, decoração e, principalmente, treinamento. O empresário está atento aos dados do Sebrae, segundo os quais 80% das empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos. E por isso se divide entre a correria com as obras e os treinamentos oferecidos pelo Senac, onde aprofunda conhecimentos sobre gestão de custos, estoques, conservação dos alimentos, gestão de equipes, atendimento ao cliente,
Mas é bom alertar que o lugar deve surpreender até mesmo quem já conhece o empreendedor, que sempre mostrou talento e bom gosto para a decoração: além da beleza do lugar e da ótima comida, o Caixeta será também uma opção interessante para reunir apreciadores do bom chopp e de cervejas artesanais, especialmente as de produção regional. E os frequentadores encontrarão ali um espaço destinado à arte, abrigando exposições de desenhos e pinturas de jovens e talentosos artistas, especialmente estudantes de artes plásticas.
A ideia é oferecer ao seu público um espaço acolhedor com o melhor da culinária regional, mas também pratos tradicionais que fazem a alegria dos que apreciam um trivial muito bem feito. O ambiente é perfeito para happy hour e para aqueles encontros de amigos nas tardes de sábado. E o lugar estará aberto às parcerias com empresas, poder público e entidades representativas da região, tornando-se um divulgador e um ponto de venda das festividades da terra natal dos Caixeta, além de oferecer informações seguras sobre a sua infraestrutura de hospedagem, alimentação e turismo. É bem possível que os 399 km que separam interior e capital pareçam encurtados no novo espaço de gastronomia, integração e cultura.
-- 
Mirtes Cipriano

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas