‘Caminhos, andanças, tempo’ continua em exposição no Mercado Municipal


Entre uma pincelada e outra, Vânia Reis e Silva dá forma aos pensamentos nunca antes retratados. Com cores vivas, traços precisos e um carinho especial pelas telas, a artista coleciona histórias que deixaram de ser particulares quando foram impressas em obras que integram ‘Caminhos, andanças, tempo’. As peças compõem a exposição que continua aberta ao público, de segunda a sexta-feira na Galeria de Arte do Mercado Municipal. Os trabalhos podem ser conferidos até o dia 31 deste mês, data em que Uberlândia completa 129 anos.


Aos 91 anos, a artista conta que tudo exposto nas telas é o mais fiel retrato de sua história. “Representa uma síntese de trabalho e de vida. Também representa um afeto enorme a esta cidade, onde cheguei de trem de ferro, ainda menina, no dia da inauguração da fonte luminosa da praça Tubal Vilela. Uberlândia é a minha referência afetiva de local”, explicou.
   
Os trabalhos retratam diferentes épocas e momentos da vida da artista, por meio de pinturas a óleo, guache sobre papel e até desenhos com técnicas mistas.  As produções incluem tanto o acervo mais antigo da artista quanto pinturas recentes.

Com inspiração ainda latente dentro de si, a pintora ressalta que a fonte de seu trabalho ativo na terceira idade está em seus sentimentos positivos em relação ao mundo. “O afeto, a vontade de renovação e a esperança”, expôs a artista.

Trajetória e andanças

Vânia Reis e Silva é uma pintora autodidata ‘naif’, estilo que adota propositalmente traços de simplicidade infantil.  Nasceu em São Paulo em 1926. Em Uberlândia, estudou, cresceu e casou-se. Morou em diversos locais do país. Nas suas andanças, começou a pintar em Recife, em 1963, na prestigiosa Galeria da Ribeira. Ainda por lá, fez sua exposição individual na Kiko Galeria.


Nos seus caminhos, também esteve no Rio de Janeiro, onde expôs em salões do Museu Nacional de Arte Moderna. Teve seus trabalhos selecionados para o acervo do Museu Internacional de Arte Naif do Rio de Janeiro, além de ser selecionada para mostras nacionais e internacionais.


Depois, reencontrou-se com Uberlândia, onde se mantém como uma das principais artistas plásticas ativas no município. Atualmente, seu trabalho reflete sua preocupação pelo resgate e conservação dos patrimônios afetivos das cidades e logradouros, no sentido de preservá-los para a memória das futuras gerações.


Prestigie!

O quê: Abertura da exposição: ‘Caminhos, andanças, tempo’.
Artista: Vânia Reis e Silva
Onde: Mercado Municipal
Visitação: Até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

21/08/2017
Renato Faria
renatofaria@uberlandia.mg.gov.br
3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas