ALMG terá novo espaço para a participação popular

Na inauguração do Auditório José Alencar, será lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ganhar mais um espaço aberto à participação popular. Trata-se do Auditório José Alencar Gomes da Silva, que será inaugurado na segunda-feira (28/8/17), às 15h30, em solenidade que contará com a presença do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB) e do governador Fernando Pimentel, entre outras autoridades.

Localizado no andar térreo do Palácio da Inconfidência (sede do Poder Legislativo), o auditório homenageia o empresário mineiro e ex-vice-presidente da República, por sua capacidade de articulação entre o segmento empresarial e os trabalhadores. A inauguração do novo espaço será marcada, também, pelo lançamento, em Minas Gerais, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.

Entidade civil suprapartidária, a frente é integrada por 201 deputados federais e 18 senadores de vários partidos. A solenidade de lançamento está marcada para as 16 horas, logo após a inauguração do auditório. Estarão presentes o senador Roberto Requião (PMDB-PR) e o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), presidente e secretário-geral da frente, respectivamente.

Espaço para a participação - O Auditório José Alencar terá 156 assentos, além de dez lugares destinados à coordenação dos trabalhos e um púlpito para pronunciamentos. O espaço disporá de tratamento acústico e câmeras para as transmissões da TV Assembleia.

Para o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, a crescente presença do cidadão nos eventos institucionais gerou a necessidade de um local que comporte maior número de pessoas. "Esse novo auditório vem ampliar os espaços de diálogo com a sociedade mineira e atender à diretriz do biênio 2017-2018 de melhorar a infraestrutura da Assembleia para a realização de eventos. É também uma justa homenagem a um exemplar político mineiro, José Alencar Gomes da Silva", afirma.

Abertura para o diálogo com a sociedade

Reconhecida nacionalmente por sua abertura à participação popular desde o final da década de 1980, a Assembleia de Minas se mantém na vanguarda dos movimentos democráticos. Em 1986, antes mesmo da promulgação da Constituição Federal, o Parlamento mineiro se inseriu no debate nacional, realizando uma série de discussões sobre temas importantes da nova Carta.

Isso permitiu que em apenas dois dias após a promulgação da Constituição da República, em 7 de outubro de 1988, fosse instalada a Assembleia Constituinte, dando início aos trabalhos para a elaboração da Constituição do Estado, processo marcado por intensa mobilização e participação popular.

A partir de 1990, a ALMG buscou fortalecer seus canais e práticas de interação com a sociedade. Reuniões e audiências públicas, discussão participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Parlamento Jovem são algumas das atividades abertas à participação da sociedade. Destacam-se também os seminários legislativos, fóruns técnicos e ciclos de debates. A instituição abre-se ainda à participação popular por meio da internet, com consultas públicas online e enquetes, entre outros canais de interlocução.
Leia a íntegra da notícia no Portal da Assembleia.

--
Assessoria de Imprensa da ALMG
Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação
(31) 2108-7715

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas