ALMG terá novo espaço para a participação popular
Na inauguração do Auditório José Alencar, será lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ganhar mais um espaço aberto à participação popular. Trata-se do Auditório José Alencar Gomes da Silva, que será inaugurado na segunda-feira (28/8/17), às 15h30, em solenidade que contará com a presença do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB) e do governador Fernando Pimentel, entre outras autoridades.
Localizado no andar térreo do Palácio da Inconfidência (sede do Poder Legislativo), o auditório homenageia o empresário mineiro e ex-vice-presidente da República, por sua capacidade de articulação entre o segmento empresarial e os trabalhadores. A inauguração do novo espaço será marcada, também, pelo lançamento, em Minas Gerais, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.
Entidade civil suprapartidária, a frente é integrada por 201 deputados federais e 18 senadores de vários partidos. A solenidade de lançamento está marcada para as 16 horas, logo após a inauguração do auditório. Estarão presentes o senador Roberto Requião (PMDB-PR) e o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), presidente e secretário-geral da frente, respectivamente.
Espaço para a participação - O Auditório José Alencar terá 156 assentos, além de dez lugares destinados à coordenação dos trabalhos e um púlpito para pronunciamentos. O espaço disporá de tratamento acústico e câmeras para as transmissões da TV Assembleia.
Para o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, a crescente presença do cidadão nos eventos institucionais gerou a necessidade de um local que comporte maior número de pessoas. "Esse novo auditório vem ampliar os espaços de diálogo com a sociedade mineira e atender à diretriz do biênio 2017-2018 de melhorar a infraestrutura da Assembleia para a realização de eventos. É também uma justa homenagem a um exemplar político mineiro, José Alencar Gomes da Silva", afirma.
Abertura para o diálogo com a sociedade
Reconhecida nacionalmente por sua abertura à participação popular desde o final da década de 1980, a Assembleia de Minas se mantém na vanguarda dos movimentos democráticos. Em 1986, antes mesmo da promulgação da Constituição Federal, o Parlamento mineiro se inseriu no debate nacional, realizando uma série de discussões sobre temas importantes da nova Carta.
Isso permitiu que em apenas dois dias após a promulgação da Constituição da República, em 7 de outubro de 1988, fosse instalada a Assembleia Constituinte, dando início aos trabalhos para a elaboração da Constituição do Estado, processo marcado por intensa mobilização e participação popular.
A partir de 1990, a ALMG buscou fortalecer seus canais e práticas de interação com a sociedade. Reuniões e audiências públicas, discussão participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Parlamento Jovem são algumas das atividades abertas à participação da sociedade. Destacam-se também os seminários legislativos, fóruns técnicos e ciclos de debates. A instituição abre-se ainda à participação popular por meio da internet, com consultas públicas online e enquetes, entre outros canais de interlocução.
Leia a íntegra da notícia no Portal da Assembleia.
--
Assessoria de Imprensa da ALMG
Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação
(31) 2108-7715
Comentários