Prefeitura apresenta programas do Dmae e da Agropecuária na edição 2017 do Camaru

Crianças e produtores rurais serão atendidos pelos servidores do Município


O Programa Escola ‘Água Cidadã’ (Peac) e o Programa Buriti, ambos sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), estarão presentes na 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru 2017). Além do trabalho desenvolvido pela autarquia, os visitantes conhecerão as ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos aos produtores da cidade.


Água Cidadã

A ideia do Peacé levar educação ambiental aos visitantes que passarem pela fazendinha, instaladano interior do parque. A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A expectativa é atender 3,6 mil crianças durante a exposição.Durante quatro dias (30 de agosto, 4,5 e 6 de setembro), o ‘Água Cidadã’ vai apresentar o teatro de fantoches e o cine água cidadã com o filme ‘Roça é Diferente’. Ambos levam a mensagem de uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.

Os cinco personagens do teatro - lobo, sapo cururu, coruja buraqueira, vovô Tião e seu neto Reginaldo – se preocupam em ensinar, interagindo com o público, os cuidados com a preservação do habitat.Já o filme conta a saga de um menino da cidade que vai passar alguns dias na fazenda onde aprende muito sobre a vida no campo. A estadia do garoto na roça promete criar grandes trapalhadas, já que não está acostumado a viver entre os animais e sem as tecnologias.

Além da participação em eventos como o Camaru, o Peac atende, durante todo o ano, escolas,empresas e entidades. Interessados podem solicitar atendimento ou visitas por meio do telefone 3223-6027 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

Programa Buriti

O Programa Buriti, que trabalha com preservação de nascentes e recuperação de áreas degradadas,vai trabalhar junto com o Peac apresentando às crianças o trabalho de recuperação das nascentes. “A criança é parte fundamental na manutenção do trabalho que é executado pelo Buriti. É importante desde cedo criar consciência ambiental nas crianças, que no futuro serão profissionais dotados de ética ambiental”, afirma Celismar Costa, supervisor de projetos de recuperação de nascentes do Dmae.

O Buriti realiza, se custo para o produtor, o cercamento de áreas e o plantio de mudas nativas em áreas degradadas, entre outras ações. Atualmente 161 propriedades são atendidas nas bacias do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. A partir de 2018, passará a atender a bacia do rio Araguari, onde está em construção a estação de captação e tratamento de Capim Branco. A previsão é que mais de 50 mil mudas sejam plantadas neste ano.

Para mais informações e para fazer o cadastramento no Programa Buriti entre em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3223-6027.

Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos também estará presente no Camaru 2017. A partir do dia 30 de agosto, um stand da Secretaria estará instalado no Parque de Exposições para prestar informações e mostrar aos visitantes quais os serviços oferecidos à comunidade rural. No local serão apresentados e vendidos produtos da agroindústria de Uberlândia.  Cursos específicos também serão oferecidos aos produtores rurais da região.


29/08/2017
Gleide Corrêa e Daniela Nogueira
gleidecorrea@uberlandia.mg.gov.br
danielanogueira@uberlandia.mg.gov.br
(34)3233-4605/ 3239-2686

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas