Dmae faz intervenções em rede pluvial do Morumbi

Obra, iniciada neste mês, vai ampliar e garantir o escoamento adequado da água no bairro
                                                                                                                                          COMUNICAÇÃO DMAE
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, neste mês, uma série de intervenções na rede pluvial do bairro Morumbi para aumentar a capacidade de escoamento da água. Estão em construção bocas de lobo e grelhas transversais. A desobstrução dos poços de visita (PV) e limpeza de bueiros também faz parte do trabalho, realizado em conjunto com a Secretaria de Obras. A previsão é que a intervenção seja finalizada em 60 dias.



Desde o início de 2017, o Dmae começou a fazer vistorias e estudos em busca de alternativas eficazes para o escoamento no local. As intervenções acontecerão em pontos estratégicos nas principais vias que, por falta de boca de lobo, por exemplo, levavam grande volume de água para a avenida Felipe Calixto Milken, um dos pontos em que há reincidência de alagamentos em períodos intensos de chuva. “Estamos intervindo agora para tentar minimizar os impactos. Estas ações certamente vão melhorar substancialmente a vazão de água nos pontos críticos detectados no último período chuvoso”, explica Paulo Euclides Ochiucci, diretor de drenagem pluvial do Dmae.

Ramais

A avenida Antônio Jorge Isaac é um dos locais que está recebendo melhorias: são bocas de lobo com ramais que interligam a rede e os grelhões de escoamento. “Sem este sistema, a água escorria direto para parte baixa do Morumbi. Ou seja, a água que caia na avenida Antônio Jorge Isaac, na parte mais alta, escorria para a avenida Felipe Calixto Milken, que está na parte mais baixa e, consequentemente, sobrecarregava as redes”, exemplifica Paulo Euclides.

Outro ponto que vai receber intervenção será a rotatória de acesso à estrada do Pau Furado. Neste ponto, a rede será ampliada levando a água para um bolsão de contenção que já existe neste trecho. Será feita ainda uma grelha para absorver a água, evitando que a mesma escoe para a parte baixa.

Obra em etapas

 A equipe de drenagem pluvial do Dmae fará a obra no Morumbi em etapas para minimizar os transtornos. Cada trecho, após a construção das bocas de lobo, por exemplo, já recebe o asfalto e limpeza, antes de seguir para a próxima via. O local das obras está sinalizado para orientar motoristas e pedestres.

Histórico

Investir em infraestrutura no Morumbi sempre foi uma preocupação do prefeito Odelmo Leão. Em sua primeira gestão (2007), o líder do Executivo municipal assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal e destinou recursos da ordem de R$ 20 milhões para obras de drenagem pluvial no bairro.

Gleide Corrêa
gleidecorrea@uberlandia.mg.gov.br
09/08/2017
(34)3233-4605

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas