Mãe e bebês que estão no Hospital Municipal ganham tarde de cuidados
Pacientes participam de roda de conversa sobre aleitamento materno e oficina de shantala
Em celebração ao Agosto Dourado, a equipe de profissionais do Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS) da Prefeitura de Uberlândia preparou uma tarde especial para as mamães e bebês que estão no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Na próxima quinta-feira (17), a partir das 13h, várias atividades voltadas para reforçar a importância do aleitamento materno serão realizadas com as pacientes que estiverem na maternidade e façam acompanhamento das crianças que são atendidas na UTI neonatal da unidade. Informações sobre campanha deste ano e sobre a temática ‘Trabalhar juntos para o bem comum também serão repassadas às mamães.
Laços entre mãe e bebê
A primeira atividade será uma apresentação sobre as práticas integrativas em saúde, ministrada pela coordenadora do CRPICS, Wilma Nunes. Depois, o médico acupunturista do centro de referência fará uma roda de conversa sobre equilíbrio emocional e aleitamento materno. Na sequência, as pacientes participam de uma oficina de shantala (massagem de origem indiana feita nos bebês e que traz inúmeros benefícios). “Neste momento, as práticas integrativas vêm para ajudar as mamães a ganharem mais confiança e estreitarem os laços com seus filhos, principalmente com a shantala”, disse Wilma Nunes.
Segundo a terapeuta do CRPICS, Sílvia Fagundes, a massagem é para os bebês, mas as novas mamães também ganham com a prática. “A shantala alivia as cólicas, melhora o sistema imunológico e o sono, acalma, auxilia no desenvolvimento, entre outros. São benefícios para os bebês, mas que também ajudam na nova rotina da mãe, principalmente no momento do aleitamento”, explicou.
Isso porque o tema da campanha do aleitamento deste ano não envolve apenas as mães. Envolve toda a sociedade, já que é preciso proporcionar (tanto para a mãe quanto para o e bebê) ambiente propício para que a amamentação seja contínua. O aleitamento é essencial para as crianças até dois anos, pois reforça a proteção contra infecções, diarreias e alergias, reduzindo a mortalidade infantil.
Tarde de cuidados para as mamães
Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro
17 de agosto, das 13h às 17h.
Atividades: Palestra sobre práticas integrativas em saúde, roda de conversa sobre equilíbrio emocional e aleitamento materno e oficina de shantala
Hismênia Keller
Comentários