ULTIMAS NOTICIAS DE UBERLANDIA-SECOM

G1 - Globo.com
Futel realiza pesquisa qualitativa no Parque do Sabiá
Mil pessoas serão entrevistadas entre os dias 23 e 29 deste mês nas quatro portarias

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) realizará entre os dias 23 e 29 deste mês, no Parque do Sabiá, a segunda etapa da pesquisa ‘Queremos conhecer você melhor’. Agora, mil pessoas serão entrevistadas no interior do parque por pesquisadores, que apresentarão um questionário com 34 questões sobre a visão dos frequentadores em relação ao Parque do Sabiá. Na primeira etapa (quantitativa), realizada em maio, os números apontaram que a média diária de pessoas no local ultrapassa 5 mil.


Qualitativa

A análise qualitativa, em parceria com a Apuana Esportes, será feita entre as 7h e 22h, nas quatro portarias, quando as pessoas estiverem saindo do parque. “Já sabemos quantas pessoas passam por dia e, a partir dessa nova etapa, vamos realmente conhecer melhor o nosso público. Em função das informações coletadas, iremos direcionar ainda mais as ações da Futel, otimizando os investimentos e consequentemente, obtendo resultados mais positivos, que atendam as necessidades dos nossos frequentadores”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Futel.

 A pesquisa apresentará questões como grau de satisfação com as instalações do parque, limpeza e segurança, além do perfil socioeconômico e cultural. “Queremos saber realmente se o Parque do Sabiá atende aos anseios da população, quais as carências deste espaço e o que as pessoas realmente querem”, observa Silvio Soares.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa realizada entre os dias 5 e 21 de maio, mostrou que nas catracas instaladas nas quatro portarias, passaram 88.644 pessoas, o que dá uma média diária de 5.214 frequentadores por dia. Nesta fase, as pessoas foram estimuladas a passar pelas catracas, porém não havia obrigatoriedade.

A pesquisa revelou ainda que durante o período, 59% dos visitantes são homens e 41% mulheres, e que, 48% das pessoas entraram pela portaria 2 (Santa Mônica). Em relação ao horário, 37% giraram as catracas durante a manhã, contra 35% à tarde e 28% à noite.
Outro dado interessante da pesquisa mostrou que 24% das pessoas preferem visitar o Parque do Sabiá aos domingos e apenas 8% às sextas-feiras. 

22/08/17
Luis Antônio Figueira
(34) 3235-6289

Cineclube Cultura desta terça tem risadas garantidas com ‘Megamente’
Animação sucesso de crítica e bilheteria começa às 18h no CEU Shopping Park



Divulgação

Hoje (22) é dia de ir ao Centro de Esportes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park para se divertir com a premiada animação Megamente. A partir das 18h, o supervilão extraterrestre mais brilhante que a Terra já viu entrará em cena na tela do Cineclube Cultura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
O filme é considerado uma das melhores comédias de animação já feitas pela DreamWorks Animations. São vários momentos garantidos de risadas ao longo da história. Por isso, não dá para perder mais essa grande atração do Cineclube, não é mesmo? O melhor de tudo: a entrada é gratuita.

Rivalidade de outro planeta
Metro Man e Megamente são inimigos desde a infância. Ambos vieram parar na Terra ainda bebês, fugindo de problemas em seus planetas. Metro Man, por uma série de fatores aleatórios, conseguiu estacionar sua nave em uma casa luxuosa, crescer em um lar próspero, ter uma boa educação e ser admirado por todos pelos seus superpoderes. Já Megamente não teve a mesma sorte e estacionou no pátio de um presídio, sendo ‘educado’ pelos detentos.

Anos depois, na escola, acontece o reencontro dos dois alienígenas. É aí que se inicia uma grande rivalidade entre os dois. Megamente, após diversas tentativas infrutíferas de ganhar a atenção da turma (que era totalmente voltada para Metro Man, o ‘senhor Certinho’), resolve que ser mau é a sua verdadeira especialidade. A partir disso, torna-se um grande malfeitor a quem Metro Man precisa deter.

Nos vemos lá!
Cieclube Cultura
Filme: Megamente
Gênero: Animação, comédia
Quando: Hoje (22), às 18h
Onde: Centro de Esportes Unificado (CEU)

22/08/2017
Renato Faria


Carro Biblioteca empresta livros a servidores da prefeitura nesta terça (22)
Projeto conta com 200 volumes de títulos diferentes


 Marco Crepaldi - Secom/PMU
Nesta terça-feira (22), o projeto Carro Biblioteca visitará o Centro Administrativo, disponibilizando uma variada coletânea de livros para a comunidade.  São mais de 200 títulos disponíveis, de diversos gêneros da literatura brasileira e internacional, à espera da dos servidores. O veículo permanece na avenida Anselmo Alves dos Santos das 12h30 às 15h30.

Veículo adaptado

O Carro Biblioteca é uma kombi com caixas repletas de exemplares que fica estacionada quinzenalmente em frente à entrada que dá acesso à plataforma de atendimento da Prefeitura de Uberlândia. Fomentar o acesso, o gosto e o hábito da leitura em servidores municipais é o principal objetivo do projeto, que foi criado na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão, em 2007, e permite que os trabalhadores tenham mais acesso a volumes de diversos gêneros.



O trabalho foi reativado pela Secretaria Municipal de Cultura no início deste ano. Além de devolução e empréstimos, podem ser feitas renovações dos volumes que já estão emprestados aos servidores. O acervo do Carro Biblioteca é permanentemente renovado.

Como retirar os livros

A diretora da Biblioteca e coordenadora do projeto, Denise Carvalho, explica que o servidor precisa apresentar o crachá para efetuar o cadastro e pode levar até três livros. “Fazemos a ficha de cada um e eles podem pegar dois livros de uma só vez. Na quinzena seguinte, eles renovam o empréstimo ou devolvem os volumes. A maioria que devolve leva outro título”, disse.

Fique atento!
Carro Biblioteca
no Centro Administrativo, avenida Anselmo Alves dos Santos 600, bairro Tibery
Terça-feira (22), das 12h30 às 15h30


 Prefeitura realiza poda de árvores no interior do Parque do Sabiá
Ação acontece entre quarta (23) e sexta (25), das 7h às 17h


    Foto: Comunicação/Futel

A partir de quarta-feira (23), o Parque do Sabiá receberá os serviços de poda das árvores, realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Recentemente, o local passou por vistoria técnica que indicou a necessidade desta intervenção. A poda está programada para acontecer em etapas, prevenindo eventuais desconfortos aos usuários do parque. Esta ação inicial irá de quarta (23) a sexta (25) e vai se concentrar nas árvores de médio e grande porte que margeiam a pista de caminhada no trecho entre a portaria principal do zoológico e o Canil da Polícia Militar.

Para garantir a segurança da comunidade na execução do serviço, será necessária, ao longo dos três dias, a interdição total em 1800m de pista, no período entre 7h e 17h. Durante a noite, a pista estará liberada ao público. “Não haverá nenhum prejuízo aos frequentadores, uma vez que a pista não será totalmente fechada. Apenas esse trecho da lateral do zoológico ficará momentaneamente interditado”, explicou o diretor-geral da Futel, Silvio Soares dos Santos. Ele reforça ainda que a entrada de bicicletas será suspensa durante esse período, no intuito de garantir a segurança para os usuários da pista.

Ação preventiva
O serviço de podas vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico desde o primeiro semestre deste ano. O objetivo é prevenir eventuais quedas de galhos durante o próximo período chuvoso e aumentar a visibilidade e segurança nos locais. A retirada de galhos secos e frágeis diminui os índices de quedas e suas consequências. Nos primeiros meses desse ano, foram catalogadas mais de 300 árvores que caíram na cidade em decorrência de ventos e chuvas fortes.

Nos últimos meses, a equipe multidisciplinar da prefeitura, que inclui profissionais de diferentes especializações, realizou visitas ao local e fez um estudo da vegetação. Vários critérios foram analisados, como a idade das árvores, as condições dos galhos, possível presença de parasitas e o tamanho desproporcional das copas. “Percebemos a necessidade imediata de intervenção. Existem muitas árvores de grande porte com idade avançada, como pés de Eucalipto, por exemplo, com galhos que podem cair com o vento e que prejudicam a iluminação da pista”, afirmou o assessor técnico de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula. 

Mais segurança a todos
A poda de árvores é mais uma intervenção para a melhoria da segurança no Parque do Sabiá. Paralelo a isso, a Futel, em parceria com a Polícia Militar e o 9º Pelotão Canil, continua a desenvolver ações de prevenção e combate para melhorar a segurança dos usuários e garantir a proteção do patrimônio público. Os primeiros dois kits de câmeras de videomonitoramento estão em fase de implantação na pista de caminhada/corrida e, paralelamente a isso, as rondas se tornaram ainda mais intensas no interior do parque.

“Seguindo orientações do prefeito Odelmo Leão, estamos intensificando as medidas de segurança aos frequentadores do Parque e aos bens públicos aqui presentes. Queremos que a população se sinta à vontade nesses espaços”, exalta Silvio Soares. As ações têm apresentado resultados positivos, já que de acordo com relatório da polícia, nos primeiros seis meses deste ano houve uma queda de 40% no número de ocorrências em relação ao mesmo período de 2016.


22/08/17
Maria Paula Martins
(34) 3235-6289

Festival exibe curtas nacionais e de outros 90 países no Mercado Municipal
Fest Curtas BH acontece até a sexta-feira (25) e tem entrada franca



No mês em que completa 129 anos, Uberlândia recebe uma programação especial para os apaixonados por curtas-metragens. Até o dia 25 de agosto, o Teatro de Bolso do Mercado Municipal é a sala de projeção do Festcurtas BH, um festival que seleciona as melhores obras do gênero lançadas entre 2015 e 2016. A exibição das produções acontece sempre a partir das 20h e tem entrada franca.

A atração acontece no município após o Cineclube Cultura, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, firmar parceria com a Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado. O objetivo é promover um maior acesso da sociedade à produção cinematográfica contemporânea.

A ideia do Festcurtas é reservar uma programação especial para percorrer boa parte do Estado de Minas Gerais, no intuito de divulgar as obras nacionais e internacionais. Os curtas exibidos na cidade são os mesmos que foram contemplados na 18º edição do festival, que aconteceu no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Curtas para todos os gostos
As atrações incluem filmes brasileiros e internacionais de 2015 e 2016 (todos com legendas em português), para públicos de todas as idades. Eles foram selecionados dentre 2.500 produções recebidas de mais de 90 países.

A cada dia, a programação foca em uma abordagem específica. Nesta terça (22) e quarta (23), os trabalhos farão parte da Mostra Brasileira, com produções originais brasileiras. Quinta-feira (24),pretende valorizar a produção mineira, exibindo exclusivamente curtas feitos no estado. Na sexta (25), a programação se concentra em animações e terror. 

Confira a programação completa desta terça:

Eu vou me piratear
Dirigido por: Daniel Favaretto e Dudu Quintanilha | Estado: São Paulo | Ano: 2015 | Duração: 21’| 16 anos
Uma das primeiras sequências do curta traz uma conversa telefônica entre dois personagens centrais manifestando seu sentimento de raiva e falência, além da vontade de ‘virar o mundo do avesso’. 

   Divulgação 
Do portão pra fora
Dirigido por Letícia Figueiredo Bina| Estado: São Paulo | Ano: 2016| Duração: 16’| 16 anos
Jaqueline luta para restabelecer sua vida no lugar onde cresceu. Após cumprir pena na prisão, ela lida com a aspereza da realidade no trabalho e com a lida doméstica diária.


   Divulgação 

Abissal 
Dirigido por Arthur Leite | Estado: Ceará | Ano: 2016 | Duração: 17’| 16 anos
O desafio de contar uma história incompleta é o ponto forte de Abissal. O filme deixa claro o desejo de obter todas as respostas, com a narração em off de Arthur Leite enchendo a tela de detalhes sobre o passado até então misterioso de sua avó Rosa.  


   Divulgação 
Na missão, com Kadu
Dirigido por Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia | Estado: Minas Gerais e Pernambuco | Ano: 2016 | Duração: 28’| 16 anos
Filmado pelo pernambucano Pedro Maia de Brito e por Aiano Mineiro (MG), o documentário acompanha o líder comunitário Ricardo de Freitas Miranda, oKadu, líder comunitário da Ocupação Vitória, no Isidoro (região periférica de Belo Horizonte).


   Divulgação 

Fest Curtas BH
O que é: Alguns dos melhores curtas-metragens feitos em 2015 e 2016
Onde: Teatro de Bolso, no Mercado Municipal
Quando: Até 25 de agosto, sempre às 20h
Entrada: Gratuita

22/08/2017
Renato Faria

3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas