Município passa a ter rigoroso controle de medicação


Como forma de controlar e orientar os pacientes, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a ter o controle de dispensação e orientação sobre os medicamentos. A mudança acontece com a chegada do lote de medicamentos, e ocorre que a dispensação acontecerá nas Unidades Pró-Saúde Nova Esperança, Unidade Pró-Saúde Vó Malaquia e na Farmácia de Todos, ao lado da Unidade Mista de Saúde (Policlínica).


A Unidade Pró-Saúde Nova Esperança atenderá, com a dispensação dos medicamentos, os bairros Nova Esperança, Cynthia, Jardim Europa I e II; a Unidade Pró-Saúde Vó Malaquia ficará com os bairros Morada Nova, Bom Sucesso, Boa Vista, Jardim Esplanada, Jardim Planalto e a Farmácia de Todos atenderá os bairros Centro, Tiradentes, Olaria, Paineiras, Primavera, São Cristóvão, Andorinhas, Jardim do Lago, Brasil, Parque dos Bem-te-vis e Industrial.
A população poderá contar com o profissional farmacêutico e terá toda atenção e assistência necessárias para seu tratamento e tirar todas suas dúvidas no ato de recebimento dos medicamentos. A participação ativa desse profissional na assistência ao paciente, na dispensação de medicamentos e no seguimento do tratamento farmacoterapêutico, é prática que coopera com os demais profissionais da saúde, garantindo a correta utilização de medicamentos e a obtenção de resultados terapêuticos positivos.
Os objetivos gerais desse processo é a inserção do profissional farmacêutico no PSF, na dispensação e distribuição de medicamentos e implantando um programa de Atenção Farmacêutica que consiste no acompanhamento da farmacoterapia de cada paciente vinculado ao PSF, e ações voltadas para a promoção e recuperação da saúde, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.
 “A inserção do farmacêutico como profissional da saúde pública é essencial na garantia do acesso e uso racional dos medicamentos, bem como para a qualificação do serviço para garantir a assistência farmacêutica. No Programa Saúde da Família (PSF), o farmacêutico colaborará com a implementação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo incorporar-se às ESF no exercício de sua função na atenção básica, que consiste em resolver, de maneira sistematizada, todos os problemas relacionados com medicamentos que possam surgir no transcorrer do tratamento do paciente, em especial naqueles portadores de doenças crônicas, interagindo diretamente com o paciente e assim favorecendo na adesão ao tratamento e melhora na qualidade de vida da população no geral”, afirma a secretária Mariana Leão.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas