Minascon recebe representante do governo federal e da CBIC para discutir temas que impactam o setor

Dois assuntos que impactaram o setor da construção civil serão pauta de discussão no Minascon | Construir Mais com Menos que será realizado de 11 a 13 de setembro, no Center Convention. O primeiro Talk Show sobre a Reforma Trabalhista, será explanado no dia 12, e o segundo com a temática Habitação - Desafios e Oportunidades, no dia 13, ambosdas 10h às 12h.


Por que é importante trazer o tema Reforma Trabalhista para o Minascon? Visto ao aperfeiçoamento do projeto da Reforma Trabalhista ser novo, existem dúvidas. Além de ajudar a esclarecer, a medida contribuirá para o crescimento nacional do setor.

 O presidente da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Fernando Guedes Ferreira Filho, explica que a Reforma Trabalhista traz segurança jurídica e dá mais liberdade para a negociação entre as partes, por si ou por meio dos seus sindicatos, para adequação das condições de trabalho às peculiaridades de cada local, cada canteiro de obras. “O trabalho nessas condições tão díspares deve ter regras específicas que beneficiem os empregados e garantam maior produtividade para as empresas. A legislação original praticamente coíbe as empresas de negociar com os empregados essas situações. O chamado “negociado sobre o legislado” trará impactos significativos para o setor”.

Ainda para Fernando Guedes Ferreira Filho, a possibilidade negociação é um fator positivo. “Um dos fatores que minam a produtividade está nas rígidas regras trabalhistas sendo que, sendo passíveis de negociação, poderão trazer melhores resultados para as empresas, sem prejudicar os direitos dos trabalhadores”.

A medida traz maior garantia jurídica para as empresas e para a oferta de empregos. Isso porque, segundo Fernando Guedes Ferreira Filho, o respeito às regras negociadas, com a intervenção mínima do Judiciário, trará mais segurança jurídica para as empresas. “A disciplina para a propositura de ações trabalhistas, com a possibilidade de responsabilização pelas lides sem fundamento e a distribuição mais isonômica dos ônus correspondentes também é uma questão relevante, uma vez que, com isso, diminuirá a judicialização das discussões. Esse fato, aliado à modernização das regras de relações de trabalho, dará maior confiança ao empresário para contratar, já que este terá maior grau de previsibilidade quanto aos custos que envolvem a sua mão de obra”, acrescenta.

No segundo Talk Show, que acontecerá no dia 13 de setembro, a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Alves e o superintendente Nacional do Programa Minha Casa Minha Vida - Caixa Econômica Federal, Henrique Marra de Souza vão abordar as oportunidades e os desafios no setor habitacional, as contratações de novos empreendimentos no Minha Casa Minha Vida (MCMV), os gargalos gerados por mudanças nas regras do programa e o cumprimento das metas estabelecidas para 2017. 

Sobre o Minascon

O Minascon é um evento unificado da indústria da construção civil e ponto de encontro entre todos os envolvidos na cadeia produtiva do segmento. O evento  foi realizado por 13 anos em Belo Horizonte, e Uberlândia é a primeira cidade a ter o privilégio de receber o Minascon fora da capital. O evento traz as últimas tendências do mercado da engenharia, arquitetura, indústria e construção, por isso reúne de fabricantes a prestadores de serviços e produtos.

O Minascon também é uma oportunidade para ampliar a capacitação profissional sobre temas que têm relevância para o segmento, com eventos ministrados por profissionais que são referência em seus segmentos de atuação na construção civil. Tradicionalmente promove concursos voltados para os futuros profissionais do segmento.

Público alvo: construtores, engenheiros, arquitetos, decoradores, designers, paisagistas, lojistas, atacadistas e demais profissionais da construção, além de corretores, síndicos/administradores de condomínios e shoppings e universitários e estudantes de cursos técnicos.   

O Minascon é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon/MG), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com o apoio da Câmara Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiemg, Fiemg Regional Vale do Paranaíba e outros parceiros.

SERIFA CPMUNICAÇÃO

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas