Pimentel prestigia vencedores de concurso do queijo artesanal e anuncia candidatura de BH e Tiradentes à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Encontro com produtores mineiros agraciados aconteceu durante o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes


O governador Fernando Pimentel se encontrou, neste sábado (26/8), em Tiradentes, com os sete vencedores do 10º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A competição elegeu os melhores queijos das sete regiões produtoras do estado. A presidente do Servas, Carolina de Oliveira Pimentel, também fez questão de prestigiar os produtores.
O encontro aconteceu durante uma homenagem feita pelos organizadores do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes a figuras que incentivaram o festival que, em 2017, comemora 20 anos. O governador foi um dos homenageados.

Antônio Lino Rosa recebeu o ouro representando o queijo Serra Negra Sapecado, da região do Cerrado. Sandra Pereira representou o queijo Serra do Salitre, que venceu pela região de mesmo nome. Helenice Maria Silva foi a campeã com o Queijo do Onésio, produzido na região da Canastra. O produtor Moisés Antônio Barbosa ficou em primeiro lugar pela região do Serro com o queijo Ouro Fino.

Já Lúcia Maria Resende, do Campo das Vertentes, venceu com o Sabores do Sítio. Reinaldo de Lima, de Araxá, ganhou o ouro com o queijo Sítio Real, e Patrício Fernandes, do Triângulo, ficou em primeiro lugar com o queijo Fernandes.
O concurso se uniu ao Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes neste ano. A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.
Cidades Criativas
Ainda durante a cerimônia de homenagem aos incentivadores do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o governador Fernando Pimentel anunciou a candidatura de dois municípios mineiros à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Belo Horizonte e Tiradentes irão disputar o título no segmento de Gastronomia.
O Governo de Minas Gerais apoia as candidaturas, que fazem parte do Programa +Gastronomia, cujos eixos de atuação são promover e internacionalizar o destino Minas Gerais, seus produtos e serviços.
A iniciativa é fruto de uma proposta conjunta entre Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Tiradentes, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e outros parceiros.
A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi instituída em 2004 e já congrega 116 cidades de 54 países nos campos da Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música, Audiovisual, Design e Mídia.
_
Foto: Omar Freire/Imprensa MG
_
Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG 
Facebook: https://www.facebook.com/governomg/
Twitter: https://twitter.com/governomg
Instagram: https://www.instagram.com/governomg/
YouTube: https://www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas