Toxoplasmose pode prejudicar o feto. Saiba como evitar a contaminação.


A toxoplasmose é uma doença encontrada principalmente em regiões tropicais. Nas gestantes, ela se torna um risco, pois pode ser transmitida para o feto. A cada dez mulheres que pegam infecção no final da gravidez, sete ou mais transmitem a infecção para o seu bebê.

De acordo com a obstetra do Hospital Santa Clara, Dra. Shaira Vieira Lara, a transmissão da toxoplasmose pode ocorrer pela ingestão de formas parasitárias conhecidas como oocistos, presentes nas fezes de gato, ou por manipulação de água e alimentos contaminados. “Para evitar a contaminação pela toxoplasmose a gestante deve ter os seguintes cuidados: evitar comer alimentos crus ou mal cozidos, beber água filtrada, lavar bem frutas, verduras e legumes. Deve-se, também, evitar contato com gatos, ou o que possa estar contaminado com suas fezes, e usar luvas ao manusear a terra ou jardim”, explica a doutora.

Além destas formas de contágio, ainda pode ocorrer a transmissão fetal, quando a mulher apresenta a infecção aguda durante a gestação e isso afeta o bebê. “A doença fetal pode gerar sequelas graves no futuro como: surdez, cegueira, convulsões e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Os seus sintomas na mulher podem ser desde rash cutâneo, febre, linfadenomegalias, ou até mesmo ser assintomática” afirma a obstetra.

O diagnóstico da toxoplasmose depende do rastreamento sorológico, por isso a importância do pré-natal. Esses exames devem ser realizados já na primeira consulta. A transmissão para o feto é confirmada pela realização de amniocentese. “Gestantes que apresentam o quadro agudo de toxoplasmose podem reduzir em até 50% a transmissão para o feto com o uso de medicação especifica. Caso a infecção fetal seja confirmada, deve-se iniciar o tratamento durante toda a gestação, e acompanhamento ultrassonográfico rigoroso do feto” finaliza a osbetra, Dra. Shaira Vieira Lara.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas