Prefeitura implanta sistema de agendamento online para a Plataforma de Atendimento

Procedimento, que começa valer nesta segunda-feira (19), confere mais comodidade e eficiência ao permitir que o contribuinte marque data e hora para ser atendido 

O contribuinte agora terá mais comodidade e eficiência na hora de solicitar serviços cadastrais e financeiros da Prefeitura de Uberlândia. A partir da próxima segunda-feira (19), a Plataforma de Atendimento doCentro Administrativo Municipal passará a operar pelo novo sistema de agendamento online. A ferramenta permitirá que a população seja atendida com dia e hora marcada e evite enfrentar filas para fazer a requisição de mais de 10 serviços, como, por exemplo, inscrição cadastral de pessoa jurídica, emissão do ITBI, ISS de construção e negociação de dívidas. Para agendar, clique aqui.


Como funciona

Um ambiente virtual dinâmico e responsivo, que funciona tanto em computadores quanto em smartphones, foi criado para que os contribuintes realizem os agendamentos de forma fácil e descomplicada. Nele, por uma única vez, o cidadão deverá realizar um cadastro, fornecendo dados básicos como filiação, e-mail, endereço e CPF, por exemplo, para criar usuário e senha de acesso. A partir disto, sempre que quiser, poderá acessar no ambiente o tipo de agendamento (geral ou construção civil) que pretende requerer, bem com as opções de data e hora que deseja ser atendido. Uma senha será gerada (que deve ser anotada ou impressa) para apresentação na data marcada. Cada cidadão terá direito a uma marcação por dia, sem quantidade limite de serviços a serem requeridos.



Para aqueles que não têm acesso à internet, o agendamento poderá ser realizado com ajuda de servidores na própria plataforma. Além disso, durante um período de adaptação, também haverá atendimento mediante ordem de chegada e encaixes, lembrando que aqueles que agendaram terão prioridade.



Igualdade no atendimento



            Com o objetivo de garantir a igualdade no atendimento aos contribuintes, o ambiente virtual de agendamento foi elaborado para impedir que a falta nas marcações se torne uma prática. Isso porque aquele contribuinte que realizar agendamento e não comparecer à Plataforma por três vezes, em um período de 30 dias, será bloqueado para novos agendamentos por 15 dias.



Gestão Total



            O ambiente de agendamento online para a Plataforma de Atendimento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Finanças dentro do Gestão Total – programa idealizado pelo prefeito Odelmo Leão para modernizar e retomar a credibilidade da administração pública, atender a população nas áreas prioritárias e impulsionar a economia da cidade.



            “Essa é mais uma solução que desenvolvemos para beneficiar a população e aumentar o rendimento dos servidores. Com o agendamento, o contribuinte vai evitar longas filas e diminuir o tempo de espera. Ou seja, todo o processo ficará mais organizado e todos serão atendidos de forma mais eficiente. Portanto, é a importante que a população seja parceira do município e tire todas as dúvidas neste período de adaptação”, explicou o secretário municipal de Finanças, Henckmar Borges Neto.



Administração informatizada



Esta não é a primeira ação de informatização realizada pela administração municipal no intuito de evitar que a população fique em filas e espere durante atendimentos dentro do Centro Administrativo. Em maio de 2017, foi também lançado o sistema de agendamento online para serviços da Secretaria Municipal de Planejamento.



Desde lá, aqueles que querem requerer algum processo da secretaria - como o pedido de alvará de funcionamento ou de construção, por exemplo -, são atendidos com dia e hora marcada. A implantação do modelo possibilitou que o tempo para atendimento reduzisse consideravelmente.



Agendamento para a Plataforma de Atendimento no Centro Administrativo: www.uberlandia.mg.gov.br (disponível a partir do dia 19 de março de 2018)

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas