Índice de satisfação com serviços prestados nas unidades de saúde de Uberlândia é de quase 80%

Pesquisa realizada com mais de três mil usuários mostra ainda que 93,8% dos entrevistados disseram ser bem atendidos pelos profissionais das UAIs


Resgatar e continuar oferecendo um acolhimento de qualidade nas unidades de saúde de Uberlândia sempre foi uma das prioridades do prefeito Odelmo Leão. Mesmo com tantos desafios encontrados em um cenário de total descaso com a cidade no início de 2017, a nova gestão não tem poupado esforços para revisar processos, estabelecer padrões e cuidados essenciais que humanizem ainda mais o atendimento na Saúde oferecido a quem vive aqui. E o resultado deste trabalho intenso é comprovado com a satisfação dos cidadãos que utilizam as oito Unidades de Atendimento Integrado: cerca de 80% da população aprova os serviços prestados nas UAIs.

O índice positivo é somente um dos vários levantados pela pesquisa realizada pelo Instituto Veritá nas unidades dos bairros Roosevelt, Martins, São Jorge, Pampulha, Luizote de Freitas, Planalto, Tibery e Morumbi. O instituto ouviu 3.162 pessoas como amostra.São cidadãos, de ambos os sexos e diversas faixas etárias, que procuraram algum tipo de atendimento nas oito UAIs da cidade entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março de 2018. O intuito da pesquisa foi avaliar a opinião da população sobre assuntos que envolviam a dinâmica do serviço prestado aos usuários nas unidades.



“Quando assumimos a prefeitura, fiz o compromisso de que a Saúde iria ser nossa prioridade e, portanto, recuperada. Temos feito todo o esforço possível para, diante das dificuldades, melhorar o serviço oferecido ao nosso povo. E esse diagnóstico, além de ser o reconhecimento do nosso trabalho, é algo que norteará as ações desenvolvidas a partir de agora. Sabemos que temos muitos desafios na área e a Saúde continuará sendo nossa prioridade, em respeito a quem vive em Uberlândia”, disse.



Das mais de 60 perguntas feitas à população, além da avaliação se o usuário estava satisfeito com o atendimento médico e com os demais funcionários no pronto atendimento e ambulatório, foram observadas as expectativas em relação ao serviço, tempo de espera, êxito nas marcações de consulta, encaixes e exames, além de assuntos referentes à atenção primária.



Atendimento de qualidade



            Outros indicadores apurados pela pesquisa também comprovam os resultados do trabalho intenso para recuperar a Saúde na cidade. Ser prestativo e atencioso com a comunidade são alguns dos pilares trabalhados com os servidores municipais. E como o atendimento começa na entrada das unidades, 93,8% dos entrevistados responderam que foram bem recepcionados pela equipe. Sobre a atenção e educação dos profissionais da unidade, a média geral foi positiva para 92% e 93,3%, respectivamente.

           

            Nos itens avaliados, o destaque fica para a equipe de profissionais da UAI Pampulha. Daqueles entrevistados na unidade, 96,8% disseram que os colaboradores foram educados no atendimento. Em relação ao agendamento de consultas, tempo de espera e avaliação do atendimento médico, os índices foram igualmente positivos. Sobre o atendimento médico, 93,9% dos mais de três mil entrevistados opinaram estar satisfeitos, principalmente os usuários da UAI São Jorge.



  

Tempo de espera



            Já em relação à avaliação do tempo de espera nas oito unidades - medido da hora que o usuário chegou à unidade até o momento da saída -, 54,2% dos entrevistados alegaram ter aguardado até uma hora. Destes, 21,3% apontaram ter esperado apenas de 30 minutos a 1 hora.



            E de todos entrevistados que procuraram o pronto atendimento, 82,2% receberam acolhimento médico. Todos esses números confluem para a aprovação geral de quase 80% dos usuários. Índice, na avaliação do secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, satisfatório diante de tantos desafios encontrados no início da gestão.



            “No primeiro ano, dadas as dificuldades que nós tivemos, como abastecer a rede e regularizar salários que estavam atrasados, refletiu-se, consequentemente, no atendimento à população. Diante disso, não acreditávamos que em um ano teríamos um grau maior que 50%, um patamar que não é fácil de atingir. Por isso, avaliamos essa pesquisa como extremamente positiva”, comentou.



Importância da atenção primária

           

            Diferentemente do atendimento de urgência e emergência oferecido nas UAIs, as unidades básicas de saúde do bairro devem ser o primeiro contato da população para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). São locais preparados para realizar o acompanhamento mais próximo das enfermidades e das demais situações que envolvam o bem-estar da comunidade.



            No entanto, 84,4% dos entrevistados pelo Instituto Veritá disseram que não procuraram o posto de saúde antes de ir ao pronto atendimento das UAIs. Uma escolha que interfere diretamente no trabalho dos profissionais que atuam na emergência, além de comprometer até o acompanhamento dos pacientes.


“É preciso fazer uma mudança de cultura da população, que hoje percebe como sendo uma maneira fácil de atendimento na UAI, onde ela tem a consulta, o exame e o medicamento no mesmo dia e dentro de uma ou duas horas. No ambulatório não temos essa velocidade, já que lá é feito todo um acompanhamento e pelo mesmo médico. Por isso, a comunidade tem a percepção que o problema estaria resolvido no pronto atendimento, perdendo a oportunidade de ter um acompanhamento mais próximo das enfermidades”, acrescentou Gladstone Rodrigues.



A Uai Planalto é a unidade que mais enfrenta dificuldades com a alta demanda no pronto atendimento, já que 95,2% dos entrevistados disseram que procuram à unidade em vez de ir ao posto de saúde de referência. Situação, que precisa ser revertida.





Fortalecimento da rede

Desde o início da gestão do prefeito Odelmo Leão, o acesso à atenção primária vem sendo fortalecido, para que as equipes possam executar, com ainda mais excelência, suas atividades no primeiro contato com a população. Por meio do projeto Qualifica SaUDI, vários avanços já são percebidos nas unidades.



O trabalho foi referendado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que consagrou o município como centro colaborativo de bons exemplos em administração e gestão em saúde. “Temos um trabalho de muita responsabilidade com a população e estamos caminhando para melhorar ainda mais o nosso atendimento, transformando a saúde da nossa cidade”, finalizou o prefeito Odelmo Leão.



26/03/2018

Hismênia Keller e Fernando Boente
       
Foto: Cleiton Borges/SecomPMU

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas