Equipe da UBSF Luizote realiza trabalho de orientação sobre a tuberculose na feira livre

Atividade é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no próximo dia sábado (24)


Entre uma venda e outra na feira livre do bairro Luizote - uma das maiores de Uberlândia - a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro aproveita para explicar aos consumidores e feirantes o que é a tuberculose, uma doença infecto-contagiosa,provocada por uma bactéria que ataca os pulmões e outros órgãos, transmitida de uma pessoa a outra.

A ação é em referência ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no próximo sábado(24), segundo explicou a coordenadora da unidade, Fabiane Peixoto Cardoso. “Resolvemos fazer uma busca ativa onde há uma grande circulação de pessoas. Por isso, fomos à feira do bairro para alertar sobre sintomas, diagnóstico e tratamento. Estamos indo até a comunidade para informar que a doença existe e tem tratamento, facilitando a prevenção”, pontuou.



A aposentada Maria Divina Dias, de 73 anos, estava passando pelo local quando foi abordada por um membro da equipe da UBSF. Durante o papo, aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre a patologia. “Conheço a tuberculose desde menina. Fui criada na roça e sempre que alguém ficava doente, só ia ao médico quando era tarde demais. Gostei muito dessa ação, porque da mesma maneira que me ajudou a saber que  ainda existe essa doença, ajuda a população a ter mais acesso a informação. Como a moça me falou, é só fazer o tratamento certo”, conclui.



A ação é em parceria com o Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura Municipal de Uberlândia para reforçar a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.



Aprimoramento



 Para ampliar ainda mais o acesso à informação, também será realizado um treinamento para médicos e enfermeiros da rede pública de saúde sobre os cuidados com a tuberculose. A palestra será no dia 22, das 13h30 às 17h, no auditório 2A do Campus Umuarama.



Segundo André Luis de Moraes, referência técnica em controle da tuberculose no município, o papel do profissional médico é fundamental para o controle da doença. “As unidades básicas de saúde são a porta de entrada da população para o atendimento médico, por isso as equipes precisam estar atentas aos primeiros sinais”, explicou.



Ainda de acordo com André, são registrados de 10 a 12 casos da doença por mês em Uberlândia. Isso mostra que a doença não é algo do passado, como muitas pessoas acreditam. “Por este motivo estamos reforçando as orientações a fim de informar a todos que a tuberculose ainda existe, pode ser evitada e o mais importante: tem tratamento e cura”, enfatizou.




Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado