Equipe da UBSF Luizote realiza trabalho de orientação sobre a tuberculose na feira livre

Atividade é em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no próximo dia sábado (24)


Entre uma venda e outra na feira livre do bairro Luizote - uma das maiores de Uberlândia - a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro aproveita para explicar aos consumidores e feirantes o que é a tuberculose, uma doença infecto-contagiosa,provocada por uma bactéria que ataca os pulmões e outros órgãos, transmitida de uma pessoa a outra.

A ação é em referência ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no próximo sábado(24), segundo explicou a coordenadora da unidade, Fabiane Peixoto Cardoso. “Resolvemos fazer uma busca ativa onde há uma grande circulação de pessoas. Por isso, fomos à feira do bairro para alertar sobre sintomas, diagnóstico e tratamento. Estamos indo até a comunidade para informar que a doença existe e tem tratamento, facilitando a prevenção”, pontuou.



A aposentada Maria Divina Dias, de 73 anos, estava passando pelo local quando foi abordada por um membro da equipe da UBSF. Durante o papo, aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre a patologia. “Conheço a tuberculose desde menina. Fui criada na roça e sempre que alguém ficava doente, só ia ao médico quando era tarde demais. Gostei muito dessa ação, porque da mesma maneira que me ajudou a saber que  ainda existe essa doença, ajuda a população a ter mais acesso a informação. Como a moça me falou, é só fazer o tratamento certo”, conclui.



A ação é em parceria com o Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura Municipal de Uberlândia para reforçar a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.



Aprimoramento



 Para ampliar ainda mais o acesso à informação, também será realizado um treinamento para médicos e enfermeiros da rede pública de saúde sobre os cuidados com a tuberculose. A palestra será no dia 22, das 13h30 às 17h, no auditório 2A do Campus Umuarama.



Segundo André Luis de Moraes, referência técnica em controle da tuberculose no município, o papel do profissional médico é fundamental para o controle da doença. “As unidades básicas de saúde são a porta de entrada da população para o atendimento médico, por isso as equipes precisam estar atentas aos primeiros sinais”, explicou.



Ainda de acordo com André, são registrados de 10 a 12 casos da doença por mês em Uberlândia. Isso mostra que a doença não é algo do passado, como muitas pessoas acreditam. “Por este motivo estamos reforçando as orientações a fim de informar a todos que a tuberculose ainda existe, pode ser evitada e o mais importante: tem tratamento e cura”, enfatizou.




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas