Prefeito Odelmo Leão e Ministério público buscam solução conjunta para a Saúde em Uberlândia


O prefeito Odelmo Leão e promotores públicos assinaram, na manhã desta segunda-feira (26), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitirá que a Prefeitura de Uberlândia e o Ministério Público busquem soluções, de modo conjunto, para aperfeiçoar a prestação de serviços em Saúde na cidade e dar andamento à extinção da Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus)
Pelo termo, fica estabelecido que o Município faça o repasse temporário da administração das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e das unidades de atenção primária (confira lista abaixo), que hoje estão sob responsabilidade da Fundasus, para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), mesma entidade que dirige o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC).


 A transferência ocorrerá em um prazo de 30 dias (com possibilidade de prorrogação por mais trinta dias), por meio de contratação emergencial da SPDM com vigência até o fim de 2018. Paralelamente, durante o período em que a associação administrar as unidades em caráter de urgência, o Município abrirá processos setorizados de chamamento público com o intuito de escolher as novas parceiras para dirigir as unidades a partir do ano que vem. Uma comissão de avaliação e transparência será constituída para acompanhar e divulgar todo o andamento da medida.


Direitos garantidos


A transferência acordada no TAC será realizada via sucessão trabalhista. Ou seja, todos os aproximados 1,3 mil funcionários da Fundasus serão transferidos para a SPDM por meio de um contrato entre as partes, sem a necessidade de rescisão trabalhista e com todos os direitos garantidos. A gestão das políticas públicas continuará sendo feita pelo Município. “Essa parceria vai permitir que o Município melhore a qualidade do atendimento na rede municipal de Saúde, beneficiando a população e salvando vidas”, explicou o prefeito Odelmo Leão.


 Durante a assinatura do termo, os promotores reforçaram a necessidade do entendimento para que Saúde local possa ser sustentável novamente. “O TAC foi elaborado devido à necessidade de se rever o sistema que foi implantado a partir de 2013, com a criação equivocada da Fundasus, e que degringolou desde então. A atual administração municipal teve altruísmo para pedir ajuda de toda a sociedade para que, juntos, pudéssemos retirar o caos que foi instalado”, pontuou o promotor de Justiça Fernando Martins, que atua na área de Tutela de Fundações.



Saiba mais – TAC Saúde





Unidades que serão repassadas temporariamente:

- UAIs Martins, Roosevelt, Tibery, Morumbi, Planalto e Luizote de Freitas

- 74 equipes de PSFs da cidade

- 8 UBSs da cidade

- 6 CAPs da cidade



26/03/18

Fernando Boente
Fotos:Marco Crepaldi - Secom/PMU



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas