Inscrições para os Jogos Escolares e Jogos do Interior de Minas entram na reta final

Prazo para garantir participação no Jemg encerra-se na segunda-feira (19/3) e, no Jimi, na quarta-feira (21/3)


 Os municípios interessados em terem equipes nas duas principais competições esportivas de Minas Gerais devem ficar atentos. Encerra-se na próxima semana o prazo para inscrições nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e nos Jogos do Interior de Minas (Jimi), ambos realizados pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). O processo para garantir a participação nos dois eventos é realizado no site de cada um deles
.Para o Jemg, que tem a Secretaria de Estado de Educação (SEE) como parceira da Seesp na realização, o prazo para inscrição das cidades  encerra-se na próxima segunda-feira (19/3).

Para garantir a participação nos jogos, o representante municipal deve acessar o link do novo sistema de informação no endereço www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br. No site, estão disponíveis para consultas o regulamento geral e regulamentos específicos de cada modalidade, bem como o cronograma de execução da etapa microrregional e um passo-a-passo das inscrições das cidades e escolas.

Podem participar do Jemg 2018 alunos-atletas de escolas públicas e particulares que serão divididos em dois módulos de acordo com a idade. Do módulo I participam aqueles de 12 a 14 anos, nascidos nos anos de 2004, 2005 e 2006. Já o módulo II conta com os estudantes de 15 a 17 anos, nascidos em 2001, 2002 e 2003. Os municípios sedes da etapa microrregional já foram divulgados.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indicam os representantes do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Em 2017, 830 municípios se inscreveram no Jemg – 97% do total de municípios mineiros.



http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/4349/content_montagem_logos.jpg



Jogos do Interior de Minas (Jimi)

O Jimi é um programa da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) realizado desde 1985 que, em 2017, voltou ao seu formato original, com participantes exclusivamente do interior, após cinco edições contando com equipes e atletas da capital.

As inscrições para o Jimi 2018 podem ser realizadas pelo endereço www.jimi.esportes.mg.gov.br. No site, estão disponíveis para consulta o regulamento geral e regulamentos específicos das modalidades coletivas com mais informações sobre a competição, além do cronograma de execução completo do evento.

Os primeiros passos a serem dados pelas cidades que quiserem ter equipes no Jimi são o cadastro de um representante municipal no Sistema de Informação dos Jogos e a inserção, até o dia 21 de março (quarta-feira), do ofício assinado pelo prefeito formalizando o interesse em participar dos Jogos. O formulário para assinatura estará disponível no site após cadastro do representante municipal.

Após o recebimento do documento pela organização do Jimi, o sistema será então liberado, até o dia 26 de março, para a inscrição das equipes, representantes municipais, treinadores, auxiliares técnicos e número mínimo de atletas de cada modalidade, conforme regulamento, para a Etapa Microrregional.

As inscrições de atletas de modalidades individuais e paralímpicas poderão ser feitas de 18 de junho a 17 de agosto.

Em 2018, os Jogos ocorrem em três etapas. A Etapa Microrregional acontece em oito cidades-sede, em duas datas: de 28 de abril a 2 de maio e de 30 de maio a 3 de junho. A fase Regional será executada entre 27 e 29 de julho em quatro sedes. Já a Etapa Estadual, com a realização das modalidades individuais e paralímpicas, está prevista para o período de 7 a 9 de setembro. As modalidades coletivas, por sua vez, de 12 a 16 de outubro.

Já a terceira etapa, a Estadual, além dos esportes coletivos, contará também com as modalidades individuais convencionais: atletismo, ciclismo, natação, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Os esportes paralímpicos – atletismo, natação e tênis de mesa, bocha e basquete em cadeira de rodas –, assim como badminton e peteca convencionais, têm sua realização condicionada ao número de inscrições e análise técnica.

O futsal de surdos masculino e feminino segue no programa do Jimi como modalidade exibição.

>> Clique aqui para conerir as sedes do Jimi 2018

Crédito (foto): Rogério Costa/Divulgação Feemg

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Seesp – Telefone (31) 3916-8091



Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas