Horas Sustentáveis estimula educação alimentar com visitas guiadas na Femec 2018

Iniciativa mobilizará mais de 200 alunos de escolas municipais entre os dias 20 e 23
A agricultura está presente no cotidiano de todos e caminho percorrido pelos produtos do campo até a mesa das famílias exige cuidados especiais. A partir do projeto Horas Sustentáveis, os alunos de escolas municipais passam a conhecer de perto as preocupações que os produtores precisam ter para oferecer frutas, verduras e legumes de qualidade à população. O próximo destino a receber os ensinamentos dessa iniciativa será a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2018, onde os participantes poderão desfrutar das diversas atrações preparadas pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, a partir desta terça-feira (20).

Ao todo, 210 crianças de cinco a dez anos serão mobilizadas com visitas guiadas até o Parque de Exposições do Camaru. Durante os dias 20, 21, 22 e 23, os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns dos principais projetos da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), que seguem os pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, com foco no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da economia, gastronomia e turismo rural.



De acordo com o diretor de agropecuária, André França, o objetivo é ampliar a experiência dos pequenos na prática. “Vamos levar os alunos do segundo período ao quinto ano de instituições do ensino municipal, para mostrar a parte dos insumos, da agricultura, da gastronomia rural e outros assuntos relacionados à sustentabilidade, educação alimentar e ambiental. É algo que é de extrema importância para todos, inclusive para os pais, que também acabam recebendo esse aprendizado”, adiantou.



Entre as instituições contempladas pelo projeto, estão as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) do Conjunto Santa Luzia e Professora Clesilda Alves Rosa, além das escolas municipais Professor Ladário Teixeira e Valdir Araújo.



Conscientização reforçada



Desde que foi iniciado em 2017, o projeto Horas Sustentáveis levou mais de 20 atividades para crianças do ensino fundamental, com conceitos de valorização sobre a produção de alimentos, redução de desperdícios e respeito ao meio ambiente. Para a secretária de Agropecuária, Walkiria Naves, trata-se de um trabalho essencial para promover hábitos ainda mais saudáveis entre os meninos e meninas.



“É importante fazer ações para mostrar o quão delicado é o caminho do alimento até chegar à mesa de casa, mostrando a colheita, a utilização e o manuseio dos produtos. As crianças são multiplicadoras e esse conhecimento acaba refletindo em suas famílias”, disse.



Confira a programação completa do Novo Agro para a Femec 2018 (anexo).




15/03/2018
PJ Godoy









15/03/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas