Prefeitura de Uberlândia leva diversas atividades à edição 2018 da Femec
![]() |
Foto: Cleiton Borges – Secom PMU |
Programação preparada pelo Município visa fomentar a economia rural
A Prefeitura de Uberlândia preparou uma inédita e inovadora programação para participar da edição 2018 da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), realizada de 20 a 23 de março. As atrações promovidas pelo Município objetivam fomentar a economia rural na cidade, com base nos pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.
As atrações vão acontecer em um estande dentro do Camaru e incluem ações focadas em gastronomia, turismo rural, psicultura, agroindústria de pequeno porte e agroecologia. “O planejamento que fizemos durante a Femec é algo inovador, em mais uma ação efetiva do Novo Agro, que vem trazendo inúmeros avanços à economia rural”, ressaltou a secretária municipal responsável pela pasta de Agropecuária, Abastecimentos e Distritos (SMAAD), Walkiria Naves.
Confira algumas atrações:
Faca e Fogo
No dia 22, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e a SMAAD realizam um evento específico para quem lida diretamente com a gastronomia rural na cidade. A intenção é valorizar ainda os pratos tipicamente uberlandenses.
Na oportunidade, o chef italiano Luciano Macri realizará, durante toda a tarde, um treinamento para produtores, donos de restaurantes e chefes de cozinha. Os ingredientes trabalhados também seguirão as diretrizes do Novo Agro, valorizando o peixe, frango caipira e os produtos agroecológicos produzidos em Uberlândia.
De acordo com Dilson Dalpiaz, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, o evento é mais uma ação que gera efeitos significativos para a gastronomia regional. “Temos planejado as nossas diretrizes no intuito de trabalhar toda a cadeia econômica da produção rural”, frisou.
Queijo artesanal
No dia 20, o estande da prefeitura receberá o Primeiro Encontro de Produtores de Queijo Artesanal da Região do Triângulo. Ao todo, representantes de dez municípios marcarão presença para aprender mais sobre a produção da iguaria. A realização da prefeitura conta com a parceria de órgãos como a Epamig, IMA, Faemg e Emater.
O encontro terá consultores para abordarhábitos saudáveis de produção do queijo, Também haverá a presença de João Leite, reconhecido produtor da Serra Canastra, para uma palestra contando suas próprias experiências de sucesso no setor. “É uma oportunidade para nosso produtor, pois estamos oferecendo uma tarde de capacitação gratuita. Nosso queijo com isso torna-se ainda mais valorizado pela sua qualidade”, reforçou Walkiria Naves.
Frango Caipira
Outro projeto pioneiro diz respeito ao frango caipira, um dos pratos mais tradicionais da gastronomia uberlandense. A intenção é incentivar a criação do animal, além de agregar ainda mais valor à carne. Durante os cinco dias de feira, haverá um protótipo de criatório das aves.
Quem passar por lá vai receber um conteúdo ministrado por um especialista mostrando exatamente quais as condições sanitárias esperadas para a estrutura de criação. “Ele também vai ensinar as melhores formas de alimentação, entre outros fatores. A intenção é despertar no produtor as potencialidades deste segmento de negócio”, ressaltou a secretária.
Ainda sobre pratos típicos, também ficará montado, durante os cinco dias de feira, o Espaço Gastronômico Rural, com iguarias tradicionais da culinária local. Os produtos serão comercializados a todos os visitantes interessados.
15/03/2018
Renato Faria
Comentários