Amvap e CISTM realizam assembleia geral conjunta em Uberlândia


A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap realizou na manhã desta terça-feira (27/03) sua 295ª assembleia geral ordinária. Na reunião os prefeitos acompanharam uma apresentação sobre a 1ª Rodada Panamericana de Negócios – Expedición Brasil Panamá, uma oportunidade para o desenvolvimento logístico integrado visto a possibilidade de comercialização de produtos locais com o restante do mundo.

O presidente da Amvap e prefeito de Araguari, Marcos Coelho, elogiou a inciativa e na oportunidade também fez um convocatório aos prefeitos para participarem da XXI Marcha a Brasília em defesa dos Munícipios. A marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, e acontece nos dias 21 a 24 de maio na capital federal.

Em entrevista a TV o presidente da Amvap destacou a importância da união entre os prefeitos na busca de respostas no atraso em repasses do Estado e da União. “Isso causa uma deficiência no caixa do município. Não está fácil governar. Nós somos sacrificados pelo governo do estado e com isso o município entra em colapso” disse Marcos Coelho.

A assembleia também destacou aos gestores municipais os cursos que realizados pela Amvap. Em abril serão dois temas: Gestão do Patrimônio Público dias 10 e 11 de abril e Gestão de Contratos no dia 25 de abril.

Também foi destacado aos prefeitos o alerta aos municípios que quiserem se inscrever no prêmio “Prefeito Empreendedor” realizado pelo Sebrae. As inscrições já estão abertas e recebem projetos até o dia 23 de maio. Além de uma apresentação da empresa “Betha Sistemas”: Incremento das receitas próprias.

Por fim o departamento de assessoria em gestão público, por meio do assessor e advogado da Amvap, Dr. Alexandre Paiva, realizou uma palestra falando sobre “O FUNDED e o Duodécimo da Câmara”.

11ª Assembleia CISTM

Em conjunto com a Amvap o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM, realizou sua 11ª assembleia geral ordinária. Na ocasião os prefeitos e secretários de saúde receberam o relatório físico financeiro dos atendimento realizados pelo consórcio nos últimos meses, bem como o detalhamento do montante dos contratos de rateio firmados nesse ano que somam mais 6 milhões de reais, distribuídos em prestação de serviços médicos, transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio e apoio em plantões médicos de urgência e emergência ao Hospital São José, de Ituiutaba.

Os prefeitos também puderam acompanhar o detalhamento das novas consultas, exames e cirurgias contratados. Em janeiro foram licitados e contratados serviços como cintilografia óssea e do miocárdio, cirurgias de calázio, catarata, pterígio, entre outros procedimentos que antes não eram ofertados.

Já em março 33 itens  foram licitados entre os principais ressonância, tomografia com anestesia, arteriografia, polissonografia e consultas especializadas como:  oftalmologia, gastroenterologia, neurologia e gastropediatria.

 O consórcio conseguiu contratar, por exemplo, o exame de ressonância magnética, em Uberlândia,  pelo valor de R$312,00, bem abaixo do praticado no mercado particular.

Outra boa notícia é a contratação dos exames de  tomografia com anestesia e de polissonografia, e a consulta de gastroenterologia, demandas reprimidas apresentadas pelos municípios.

 A medida que o consórcio efetiva a contratação dos procedimentos, estes são disponibilizados aos municípios consorciados para atendimento de suas demandas.

-- 

      Luiz Otavio Petri

      AMVAP | Assessoria de Comunicação
      Mtb 18651 MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos