Vamos falar sobre Hanseníase?

Hospital Santa Genoveva conscientiza sobre o Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase
Não Perde Não
Comemorado anualmente no último domingo de janeiro, desde 2009, o Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase faz parte de uma campanha permanente da Organização Mundial de Saúde (OMS) que visa orientar sobre a detecção precoce e acompanhamento adequado da doença. Neste sentido, o Hospital Santa Genoveva busca orientar internamente todos os pacientes e outras pessoas que frequentam o local sobre esse tema, que deve ser amplamente discutido na sociedade.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos e acomete principalmente pele e nervos periféricos, o que pode levar a sérias incapacidades físicas.
De acordo com o portal do Ministério da Saúde, essa doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade, quando estiverem em áreas endêmicas. Mas, apenas uma parcela da população infectada adoece.

Segundo site da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), “embora a hanseníase esteja presente em 24 dos 35 países das Américas, todos eliminaram a doença como problema de saúde pública (menos de um caso por cada 10.000 habitantes) – exceto o Brasil. Por isso, a OPAS/OMS tem se empenhado em colaborar com as ações dos governos e instituições brasileiras no sentido de livrar o país dessa doença”.

Apesar da Hanseníase ainda ser considerada um problema de saúde pública no Brasil, o Ministério da Saúdedivulgou em janeiro de 2017 que nos últimos 10 anos o número de novos casos da doença reduziu 34%. Ou seja, caiu de 43.652 casos diagnosticados em 2006, para 28.761 para 2015.

Para o CEO do Santa Genoveva, Carlos Clayton Lobato, é de extrema importância divulgar esse tema para que as pessoas sejam orientadas a procurar tratamento precocemente. “Temos que conscientizar quanto ao diagnóstico preventivo e fazer com que o assunto seja discutido com a máxima evidência”, finaliza o administrador do Hospital.


Sintomas

* Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas;

* Área de pele seca e com falta de suor, com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas; sensação de formigamento;

* Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.


Informações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim
redacao@prelocomunicacao.com.br
(34) 3255-1415 / (34) 9 9922-9868

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas