Mais de 100 mil pessoas prestigiam espaços culturais do Município


Projetos da Prefeitura incentivaram a grande presença de público no último ano
Foto: Secom PMU 
A cultura é o maior conforto para a vida. É ela quem dá som, cor e movimento aos dias. É por isso que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inicia 2018 com a certeza que pode contribuir diretamente com vários aspectos culturais da cidade no último ano. Foram inúmeros programas, projetos e parcerias desenvolvidas para fomentar as ricas manifestações artísticas da região.

Seja na rua ou em palcos consagrados, como o Teatro Municipal, artistas ganharam voz para encantar um público cada vez mais assíduo e apreciador de expressões como dança, teatro, cinema, artes plásticas, música e muito mais. Programas como Boca de Cena e Festival de Dança foram só alguns das várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura.


Confira um pouco do grande ano cultural que se passou em cada espaço público da cidade:


Teatro Municipal: O maior templo da cultura uberlandense levou mais de 75 mil pessoas para suas poltronas em 2017. Foram cerca de 190 espetáculos dos mais variados estilos. Vários destes foram eventos realizados e apoiados pela administração municipal.

Casa da Cultura: Uma das construções mais charmosas da região, instalada na região central desde a década de 1920, cumpriu seu papel de celebrar a arte. Foram 148 eventos promovidos, como valorosas exposições e lançamentos de grandes obras-primas da literatura regional. Ao todo, quase 9 mil visitantes passaram pelo local durante o ano.

Espaço Cultural do Mercado Municipal: No Centro de Uberlândia, o Mercado Municipal foi um ambiente de encontro de lazer e cultura. O Espaço Cultural, localizado no segundo andar do monumento, teve 80 eventos, com mais de 10 mil visitantes. O Mercado de Pulgas, por exemplo, foi um sucesso de público e organização.

Biblioteca Pública Municipal: Em um mundo altamente tecnológico, o livro continua tendo grande força. A Biblioteca Pública Municipal realizou quase 15 mil empréstimos e atendeu mais de 44 mil pessoas. Sem contar as várias oficinas e atividades sediadas no local, com 1.100 participantes. O espaço também coordena vários projetos, como o Ônibus-biblioteca, que atendeu 6 mil pessoas, e o Carro-biblioteca, com 190 livros emprestados.

Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento: O local, administrado pela Prefeitura por meio de parceria, realizou mais de 1.700 empréstimos para adultos e crianças. Além disso, o espaço serviu de palco para várias atividades, contemplando um público de 1.473 pessoas. Na Gibiteca, ação de incentivo à leitura infantil, participaram 360 crianças.

Arquivo Público Municipal: O principal acervo documental da história do município ganhou casa nova em 2017. Uma nova sede muito mais moderna, espaçosa e ventilada fornece uma estrutura ainda mais adequada para o armazenamento dos documentos e mais conforto aos visitantes. Foram realizados mais de 340 atendimentos a pesquisadores. Sem contar os 437 participantes do projeto Escola e Sociedade.

Museu Municipal:No ano em que o Palácio dos Leões, construção de maior valor histórico do município, completou 100 anos, o Museu Municipal nunca teve tanta importância. Foram 52 eventos e atividades promovidas com mais de 830 participantes. O ambiente também recebeu a visita de mais de 8.500 pessoas.

Oficina Cultural: Oficinas, eventos, workshops, exibição de filmes, exposições e várias outras iniciativas marcaram os últimos 12 meses na Oficina Cultural. Foram mais de 50ações desta natureza, com a participação de quase 4 mil pessoas. O espaço também foi cedido para 158 entidades, cujas apresentações mobilizaram mais de 2.100 pessoas. 

CEU Shopping Park: O Centro de Esportes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park ofereceu oficinas gratuitas para quase 15 mil pessoas. O local sediou, ainda, várias manifestações artísticas, como o Cineclube Cultura.


Outras ações

A Diretoria de Igualdade Social de Igualdade Racial (Diigual) foi responsável por váriaspráticaspara despertar a conscientização e igualdade entre as pessoas. Ao todo, foram feitos 35 projetos, eventos e palestras, com quase 18 mil de público.

Quem também teve calendário cheio em 2017 foi a Banda Municipal. Quase 70 apresentações tornaram mais melodiosos diversos pontos da cidade, para um público de mais de 13 mil pessoas.



02/02/2018
Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas