Mais uma edição do curso de criação sustentável de peixes e hortaliças será realizada na próxima sexta (19)
Sucesso de público, atividade será oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Uberlândia
Fonte: Divulgação |
Depois de mobilizar mais de 60 pessoas, o curso de aquaponia desenvolvido Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) volta a ser oferecido à comunidade. A iniciativa ganhará uma nova edição às 13h30 desta sexta-feira (19). Por ser uma opção de negócios para a família, ampliação do conhecimento e alternativa inovadora para a alimentação saudável e o cultivo sustentável de peixes, a atividade é sucesso de público.
Na Ferub, os participantes encontram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar ainda mais o conhecimento sobre o sistema. Totalmente gratuitas, as atividades se estendem durante todo o dia, como opção para a população da zona rural e do setor urbano. De acordo com o engenheiro agrônomo e responsável pelo curso, Mayer Andrade, o aprendizado conquistado durante as aulas pode ser refletido em diversos segmentos.
“A aquaponia é uma inovação que pode ser desenvolvida tanto na escala comercial quanto dentro de casa e é muito prazeroso, porque a pessoa pode ter um peixe fresco em casa e uma verdura, tempero ou erva medicinal saudável e livre de agrotóxicos. Por isso, convidamos a todos os interessados que ainda não participaram para vir até a Ferub”, disse.
O que é aquaponia
![]() |
Fonte: Divulgação |
Com diferencial por sua característica sustentável, a aquaponia consiste em um sistema caseiro que alia técnicas de aqüicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com águas sem solo). Neste procedimento, toda a água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso. O custo médio para a montagem da estrutura é de R$ 1,2 mil, podendo variar conforme a produção.
Além do curso, a Ferub segue aberta gratuitamente para visitação ao longo das semanas. Quem quiser conferir de perto o sistema de aquaponia, pode se dirigir ao local das 8h às 11h ou das 14h às 17h, na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3234-1362.
15/01/2018
PJ Godoy
Comentários