Programas do Dmae são reconhecidos por sua contribuição e respeito ao meio ambiente

Ações desenvolvidas pela autarquia estavam inscritas no Prêmio ANA 2017

Cuidar do meio ambiente e ajudar a formar uma consciência ambiental responsável está entre as missões do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A autarquia conta com o Programa Buriti, que recupera e protege nascentes, além do Programa Escola Água Cidadã (Peac), que atua na conscientização do uso responsável da água. Ambos foram inscritos no prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA 2017) e receberam a certificação no evento cujo tema era Ideias que o mundo precisa conhecer.


O prêmio ANA é o maior do Brasil no que diz respeito à água e busca reconhecer o mérito de iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no país, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Além disso, a premiação dá destaque a trabalhos que apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os brasileiros.

O Dmae participou pela primeira vez da premiação, na categoria Governo com o Peac e o Programa Buriti. “A participação neste prêmio é a demonstração de que estamos no caminho certo. Somos pioneiros nessas ações e esse certificado é um reconhecimento valoroso das nossas práticas pela agência. Antes mesmo de podermos ter recursos financeiros para geri-los, a ANA foi uma grande incentivadora e apoiadora”, afirma David Thomaz, diretor-adjunto do Dmae. Parte dos recursos da autarquia é destinado para a manutenção e ampliação das atividades dos dois programas.


Participar desta premiação demonstra à nossa cidade os avanços nos cuidados com a sustentabilidade ambiental, a preocupação com o presente e com o futuro da população. “Receber esse reconhecimento é um título carinhoso que gostaríamos de compartilhar com toda a população de Uberlândia, pois sem a participação de cada um que aqui reside, estes programas do Dmae não estariam se fortalecendo a cada dia, transformando o município num lugar cada dia melhor para se viver. Eles são a garantia de água potável para cada uma de nossas crianças e levando-as a serem responsáveis quanto ao uso desse recurso natural”, disse Ana Paula Carvalho, responsável por inscrever a autarquia na premiação .


Programa Buriti



Criado em 2008, o programa promove, gratuitamente, para os produtores rurais a proteção e a conservação de nascentes e áreas de proteção. A inciativa atende os produtores das bacias do ribeirão Bom Jardim, Uberabinha e a partir de 2018 também do rio Araguari. Até o final do período chuvoso o Buriti espera concluir o plantio de 65 mil mudas e construir 50 mil metros de cerca.



O programa já realizou, desde sua implantação, 384 mil metros lineares de cerca, mais de 215 mil mudas plantadas, construiu mais de 300 barraginhas, protegeu  4,8 mil hectares de áreas de proteção entre outros.

 Peac


Criado em 2002, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) tem 15 anos de história e já atendeu mais de 250 mil pessoas até 2017. O Peac orienta sobre o uso responsável da água, proteção e recuperação das nascentes dos rios, coleta seletiva e a importância de fazer o descarte correto dos resíduos em casa, por meio de palestras, vídeos e brincadeiras. O PEAC atende escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário




Gleide Corrêa

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas