Comitiva de Tapira (MG) conhece ações de desenvolvimento realizadas em Uberlândia

Servidores de ambos os municípios fizeram intercâmbios sobre potenciais econômicos sustentáveis
  Araípedes Luz - Secom PMU


 A Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita de uma comitiva da Prefeitura de Tapira (MG), cidade com quase 5 mil habitantes a 220 km de distância. Secretários e servidores do município localizado no Alto Paranaíba foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e puderam conhecer mais das ações e processos de gestão adotados no intuito de garantir o desenvolvimento sustentável da segunda maior cidade de Minas Gerais.

O secretário municipal de Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo de Tapira, Juan Galhardo, explicou que a visita foi motivada pelo fato de a cidade estar em busca de ideias e conhecimentos para diversificar a atividade econômica, que hoje é baseada, sobretudo, no extrativismo. “Consideramos Uberlândia um dos melhores exemplos de economia diversificada [englobando serviço, agronegócio e indústria],” disse.


A principal pretensão de Tapira, explica Galhardo, é entender o processo de criação de um Distrito Empresarial e Industrial na cidade. “Estamos no processo de benchmarking [processo de busca das melhores práticas] e, em Uberlândia, conseguimos aprender com qualidade”, disse, reforçando que a comitiva deve voltar em breve para uma outra visita técnica.



      O encontro, em contrapartida, é uma oportunidade para que Uberlândia realize uma aproximação com a região nas questões ligadas ao desenvolvimento, explica o secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz. “Somos vistos como referência e a troca de experiência garante que tenhamos visão de gestão pública e que possamos fortalecer competências. Além disso, propicia que planejemos vocações econômicas e parcerias em diversas áreas com o objetivo de preparar as cidades para 4º revolução industrial [baseada na inovação e tecnologia”, explicou.



11/01/17

Fernando Boente

fernandoboente@uberlandia.mg.gov.br

 (34) 3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022