Estado especializa agentes de segurança penitenciários para Escolta Hospitalar e Intervenção Rápida
Cursos são ministrados pela Academia do Sistema Prisional, criada neste ano pela Secretaria de Estado de Administração Prisional para capacitar e valorizar os profissionais
Duzentos e oitenta e três agentes de segurança penitenciários receberam nessa quarta-feira (27/12) o diploma de conclusão dos Cursos de Escolta Hospitalar e Intervenção Rápida, entregues pela mão do secretário de Estado de Administração Prisional, o desembargador Francisco Kupidlowski, e do superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira.

A capacitação dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) faz parte de um dos pilares de atuação da atual gestão que vê, na valorização profissional, o caminho certo para a construção de um sistema prisional mais forte, eficaz e eficiente.

Para o secretário Francisco Kupidlowski, a cerimônia foi muito importante e gratificante, e reforça a dedicação de todos para a construção de uma Seap que seja referência.

“Nós somos insaciáveis na aprendizagem e no ensino. O investimento na educação dos servidores ocupou destaque na minha administração, e a criação da Academia do Sistema Prisional veio para isso. A Seap e a sociedade podem comemorar a entrega desses agentes altamente qualificados e prontos para o cumprimento da nossa missão institucional”, disse o secretário.

De acordo com Kupidlowski, o aprimoramento profissional é condição primeira para que se alcance a qualidade desejada nas ações da Secretaria de Estado. “A caravana da Seap sempre seguirá em frente, forte e altaneira. Eu não vou abrir mão de tornar os servidores cada vez mais especializados, e trazer mais condições de trabalho dignas e honradas”, completou.

A formatura é a primeira da Academia do Sistema Prisional. Durante a solenidade foi executado o Hino do Sistema Prisional, criado esse ano em comemoração ao aniversário de um ano da secretaria. Os cincos primeiros colocados de cada turma subiram ao palco para receber seus diplomas e brevês. Também foi apresentado um vídeo com fotos e imagens dos cursos, que emocionou a todos.

Ao todo, 132 agentes de segurança penitenciários concluíram o Curso de Intervenção Rápida. A capacitação é responsável pela formação dos membros que compõem os Grupos de Intervenção Rápida (GIR) das unidades prisionais e visa aprimorar o conhecimento dos servidores, uniformizar a forma de atuação e garantir uma pronta resposta a qualquer tipo de distúrbio.

O coordenador do Curso de Intervenção Rápida, Luiz Alberto Pereira, é agente de segurança penitenciário há sete anos e possui larga experiência no tema. “Foi muito bom e perceptível o crescimento profissional desses agentes. Ter a Academia do Sistema Prisional é uma oportunidade ímpar e que nunca tivemos, é um crescimento para a Seap. No GIR, a qualquer momento pode acontecer algo, e temos que estar dispostos, preparados e qualificados o tempo inteiro para poder agir”.



Escolta Hospitalar

No Curso de Escolta Hospitalar foram capacitados 151 agentes de segurança penitenciários. A capacitação abordou situações específicas da escolta em estabelecimentos médico-hospitalares.

É importante destacar que, dos agentes que concluíram os cursos, 14 são oriundos de outros estados: dois do estado do Espírito Santo, dois do Paraná, um de Santa Catarina, dois de Sergipe, dois do Mato Grosso do Sul, dois do Maranhão, um da Bahia e dois de Tocantins.

Além destes ainda houve a participação de três agentes socioeducativos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) que participaram do Curso de Escolta Hospitalar.

“Parabenizo e agradeço a nossos companheiros de profissão de outros estados que compartilharam conosco seus conhecimentos durante essa jornada. O sistema penitenciário mineiro é referência para o país graças à Seap, que com uma gestão humanizada e preocupada com a qualificação técnica de seus profissionais não mede esforços na busca de uma capacitação contínua de nós, servidores. Fomos testemunhas da criação da academia nesse ano, prova incontestável da valorização e importância da nossa categoria para o Governo de Minas Gerais”. Agente de segurança penitenciário Denison Irvik dos Santos, orador da turma

Segundo o superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira, a satisfação de concluir mais essa capacitação não cabe no peito. “Foi um curso planejado e feito com os melhores profissionais, e poder devolver para o Estado e sociedade esses profissionais altamente qualificados não tem preço. Ter uma academia onde podemos dar uma qualificação para o servidor e proporcionar especialização, com certeza é de extrema importância para o sistema e sua atuação”.

O subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark, também prestigiou o evento e falou da dedicação da atual gestão em proporcionar melhores condições de trabalho. “Nós não somos da casa, mas somos todos guerreiros, e não temos cor de sangue diferente, independentemente da nossa corporação. E ao perceber que somos todos guerreiros, uma das coisas que nos torna um grupo mais forte na batalha é a qualificação. Temos um compromisso muito grande em tornar o Sistema cada vez mais eficiente e profissional”.

Também participaram da cerimônia o secretário adjunto da Seap, Marcelo José Gonçalves da Costa; o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, coronel Wilson Gomes da Silva Júnior, e o chefe de Gabinet e da Seap, major Edmar.

Em menos de um ano de sua criação, a Academia do Sistema Profissional também formou mais de 10 mil agentes de segurança penitenciários no curso de Treinamento com Arma de Fogo (TCAF). A previsão é de que novas turmas se iniciem em fevereiro nos cursos de Escolta Hospitalar e Intervenção Rápida, além da criação de uma capacitação para diretores de unidades prisionais.

Fotos (crédito): Carlos Alberto/Imprensa MG

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Seap
Telefones: (31) 3915-5551 / 5553 / 5543

Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Facebook: https://www.facebook.com/governomg/

Twitter: https://twitter.com/governomg

Instagram: https://www.instagram.com/governomg/

YouTube: https://www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas