Nos dias atuais, é impossível não associar a educação ao uso da tecnologia, seja para o ensino à distância assim como para apoio ao ensino presencial e até mesmo o aprendizado por conta própria. A ‘Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras’, realizada pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), divulgada em 2017, apontou que 91% dos professores utilizam a internet pelo celular nas suas atividades. Destes, 85% avaliam que passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade e 94% passaram a adotar novos métodos de ensino.  Em relação aos alunos, 85% são usuários da internet, sendo que 77% acessam a rede pelo celular, 11% em tablets, 9% em computador de mesa e os demais via videogame e televisão. Estes números incentivam o surgimento de inúmeros aplicativos (apps) de educação, o que também requer estudos e especialização para o desenvolvimento dos mesmos de forma que atendam aos objetivos e tenham eficácia.


Para este levantamento que reforça a presença da tecnologia na educação foram ouvidos 935 diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores de Língua Portuguesa, Matemática e multidisciplinares e 11.069 alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio em 1.106 escolas de todo o país. Apesar de não envolver o ensino superior, em que o uso da tecnologia tende a ser ainda mais forte, estes indicadores incentivam desenvolvedores a buscarem criar novas ferramentas relacionadas ao ensino, mas muito mais do que a vontade de chegar a este público é fundamental entender e ter parcerias entre desenvolvedores e especialistas em educação, avalia o CEO e engenheiro de software da CroSoften, Rafael Melo. “Não tenho dúvidas de que o uso da tecnologia relacionado à educação não tem volta e irá transformar ainda mais o cenário. Mas, como profissionais de tecnologia precisamos ter a consciência de que para se construir uma boa ferramenta é essencial existir uma parceria com quem entende desta área e também uma avaliação do que o público busca e que irá conquistá-lo para uma utilização com objetivos mais específicos, como o aprendizado”, destaca o engenheiro.


Diferentemente de aplicativos em geral, como os de lazer ou bem-estar, a criação de soluções para ensino e educação tem uma usabilidade mais específica com exigências maiores dos usuários. Consequentemente, além de encontrar o que pode atender ao público é fundamental saber como mantê-lo na ferramenta durante todo processo de aprendizado. “Um grande desafio ao pensar em uma ferramenta de educação está na forma de encantar o usuário e mostrar que ele estará aprendendo em um ambiente que lhe acrescente algo a mais, além da facilidade de acesso e liberdade de horários e agilidade. O usuário precisa ter uma boa experiência, o que está muito relacionado a adequar estes apps com o que se usa hoje para outros fins, como a gamificação e os ambientes de interação semelhantes às redes sociais. Temos que inovar criando projetos relacionados à educação que remetam às tendências que tem adesão do público”, ressalta Rafael Melo.



Atento a este cenário, o consultor, que contribui com a criação de diversos projetos, acredita que 2018 será um ano de muitas novidades na área do ensino. “Com certeza teremos muitas novidades, pois as empresas da área de educação estão buscando formas de atender às demandas do seu público que está cada vez mais conectado. Posso adiantar que em breve apresentaremos uma plataforma revolucionária que estamos desenvolvendo para um de nossos clientes com foco em educação à baixo custo, liberdade de escolha de conteúdos e formação direcionada. Esta é a tendência: diversificar os meios tradicionais de ensino adequando à vida corrida e exigência de conteúdo cada vez maior dos profissionais, sempre com experiências modernas e dinâmicas”, avalia o CEO da CroSoften.


Conheça alguns dos principais aplicativos relacionado ao ensino e educação:

Socratic

Utiliza inteligência artificial para auxiliar no aprendizado de diversos assuntos como ciências, biologia, química, história, inglês, entre outros. Além disso, auxilia na realização de lições de casa. Foi avaliado pelo Google como o melhor de sua plataforma, sendo um aplicativo bem concebido, com lindo projeto gráfico e extremamente útil.



Acesse o app: Android | iOS

Coursera

Oferece cursos online de 115 universidades por todo o mundo, que vão desde programação, passando por empreendedorismo, nutrição, marketing, psicologia e outros.



Acesse o app: Android | iOS

Semper

Criado como o objetivo de treinar o raciocínio lógico e velocidade de pensamento. Disponibiliza questões de matemática, idiomas e conhecimentos gerais e tem dinâmica para manter o usuário ligado nas atividades toda vez que tentar desbloquear o smartphone.



Acesse o app: Android | iOS

Duolingo

Considerado um dos melhores e mais baixados apps para ensino básico de idiomas em todo mundo.


Acesse o app: Android, iOS

Quiz Up



Transforma os estudos em uma verdadeira “brincadeira”, no formato de um game em que o usuário seleciona as matérias para fazer um teste e ganha pontos. Permite inclusive a competição entre amigos.

Acesse o app: Baixar: Android | iOS

Ortografa!

App para estudar o português, sendo útil para estudos e cotidiano. Permite aos usuários verificar frases e sentenças, não sendo um corretor automático, mas um orientador sobre o uso do português.

Acesse o app: Android | iOS.


Gabaritar



Tem objetivo de ajudar na organização dos estudos e ainda inclui questões e editais. Permite a usuário acompanhar por meio de gráficos sua evolução na resolução de questões.



Acesse o app:  Android  | iOS

Elevate

App para quem deseja treinar habilidades relacionadas à memória, expressão, concentração. Permite ainda escanear textos e fazer cálculos.



Acesse o app: Android, iOS

TED

Permite que os usuários assistam a palestras desenvolvidas pelo mundo, diretamente no celular ou tablet.

Acesse o app: Android | iOS

Primer

Textos e exercícios sobre Marketing, Conteúdo, Métricas, Design e Publicidade são oferecidos neste aplicativo do Google.



Acesse o app: Android | iOS




Adicionar legenda
GA Comunicação | Assessoria de Imprensa da CroSoften 

Sérgio Gouvêa / Dhiego Borges / Bruna Lemes

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas