No Fluxo da Cultura’ retorna com novas oficinas para a formação artística
Programação é retomada nesta segunda-feira (8) com opções gratuitas para a população
![]() |
Cleiton Borges – Secom/PMU |
“Todo artista é um aventureiro e é quando se une as duas coisas que ele se encontra no paraíso”. A frase dita por certa vez por Ruy Guerra, cineasta e dramaturgo moçambicano residente no Brasil, sintetiza um pouco da magia que permeia ao explorar e aprender sobre as diferentes expressões culturais. Uma experiência que, desde novembro de 2017, é oferecida gratuitamente em Uberlândia, por meio do projeto “No Fluxo da Cultura”. Após um período de recesso no ano anterior, a iniciativa retorna nesta segunda-feira (8), com oficinas gratuitas para a formação artística continuada.
O projeto é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Cultura e o governo estadual, sob recursos do Fundo Estadual da Cultura. As atividades contemplam workshops de produção audiovisual, artesanato, dança de salão, dança de rua, interpretação teatral e outras opções para quem deseja se aperfeiçoar artisticamente. As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do bairro Shopping Park, situado na rua Juvenília Mota Leite, 700, e na Oficina Cultural, localizada na Praça Clarimundo Carneiro, 204, centro.
Produção audiovisual
Uma das profissionais a integrar as atividades é a jornalista e cineasta Nara Sbreebow, com oficinas para a formação audiovisual na Oficina Cultural. Com mais de dez anos de experiência na área, ela foi a primeira mulher de Uberlândia a dirigir filmes (documentário e ficção), com obras veiculadas por todo o país. Em 2013, levou o prêmio “Diretora do Mês pelo Conjunto da Obra”, pelo CineBrasilTV. Dois anos depois, exibiu e palestrou sobre o documentário “Algodão Entre Espelhos”, revivendo o cenário político de Minas Gerais na década de 1970. Atualmente, a produtora se dedica às temáticas de gênero e produção audiovisual com pesquisa em cinema, dança e artes visuais.
“São abordagens tanto documentais quanto de ficção, envolvendo webseries e outros conceitos. A intenção é mostrar que podemos produzir bons materiais a partir dos próprios celulares, a ideia é a mesma, criando um argumento para fazer o filme, o roteiro, o enquadramento e o ritmo que vai ter, incluindo como será a trilha e aquilo que será abordado. São três meses de oficinas e certamente produziremos bons materiais ao fim deste período”, destacou.
Descentralização cultural
Além de fortalecer ainda mais a proximidade da população com as várias expressões artísticas existentes no município, um dos diferenciais do programa é promover a descentralização da cultura no cenário local. É o que destaca a coordenadora de programas e projetos da Secretaria de Cultura, Aryadne Amâncio.
“O objetivo é fomentar a área artística e sensibilizar as pessoas de todas as idades para a arte. É um projeto que foi idealizado para proporcionar oficinas de formação inicial com diferentes linguagens culturais, abrangendo desde a região central do município até o setor mais periférico, com profissionais capacitados. Vamos retornar com as atividades e convidamos a todos aqueles que ainda não garantiram presença, para aproveitarem a oportunidade”, disse.
Vagas limitadas
Com diversas opções, a programação se estende até abril deste ano. Apesar de gratuitas, as inscrições são limitadas. Para participar, basta que os interessados se dirijam até os locais das atividades das 12h ou 17h, ou entrem em contato pelos telefones 3253-1204 (CEU Shopping Park) ou 3231-8608 (Oficina Cultural).
Confira os dias e horários das atividades na Oficina Cultural:
Produção de Vídeo:
terça e quinta-feira, das 19h às 20h45
Dança de Rua:
segunda e quarta-feira, das 17h às 18h45
terça e quinta-feira, das 17h às 18h45
Ballet Clássico:
terça e quinta-feira, das 9h às 10h45
segunda e quarta-feira, das 17h às 17h50
Interpretação Teatral:
segunda e quarta-feira, das 19h às 20h45
Dança de Salão:
segunda e quarta-feira, das 19h às 20h45
terça e quinta-feira, das 19h às 20h45
Artesanato:
sexta-feira, das 8h às 12h
Oficinas no CEU Shopping Park:
Artesanato:
quinta-feira, das 17h às 20h
Musicalização com Flauta Doce:
segunda e quarta-feira, das 14h às 15h45
08/01/2018
PJ Godoy
Comentários