Prefeito Odelmo Leão anuncia retomada das obras do Parque Aquático Municipal

 Valter de Paula - Secom/PMU
O prefeito Odelmo Leão assinou nesta sexta-feira (18), a ordem de serviço para retomada das obras do Parque Aquático Municipal. A continuidade dos serviços será realizada pela LJ Construções e Serviços e garantirá a conclusão e a entrega do equipamento - projeto que teve início ainda em 2008 graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal João Bittar e que, na sequência, resultou em um convênio entre a Prefeitura de Uberlândia, o Governo Federal e o Governo de Minas. O evento de assinatura foi realizado no Centro Administrativo Municipal com a presença de entidades e atletas que atuam no segmento do desporto aquático da cidade.

“A conclusão do parque é uma das prioridades da nossa gestão, pois ele permitirá que a população tenha acesso a mais um equipamento esportivo de qualidade. Por meio dele, por exemplo, nossos jovens poderão praticar atividades que garantirão qualidade vida e formação humana. Também teremos a oportunidade de, logicamente, revelar muitos atletas profissionais, bem como poderemos entrar no circuito de grandes eventos e competições. Portanto, não podemos perder mais tempo”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Continuidade
 Valter de Paula - Secom/PMU


De autoria do chefe do Executivo, o projeto teve início em 2008 graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal João Bittar, que resultou posteriormente em um convênio entre a Prefeitura de Uberlândia, o Governo Federal e o Governo de Minas.  Paralisadas desde 2013, as obras serão retomadas pela LJ Construções e Serviços, garantindo a conclusão e a entrega do equipamento.



A partir da assinatura, a empresa vencedora da licitação iniciará o processo para a finalização das obras a partir da próxima segunda-feira (22), quando uma equipe técnica se deslocará ao local para fazer a limpeza e a avaliação da estrutura já erguida para dar continuidade aos trabalhos previstos.


Legado esportivo


De acordo com o prefeito Odelmo Leão, a recuperação do projeto amplia as perspectivas para os atletas do município, deixando um legado ainda maior para o esporte local. “Isso permitirá que a população tenha acesso a um equipamento essencial para o esporte de alto rendimento. Por meio dele, por exemplo, nossos jovens poderão praticar atividades que garantirão qualidade vida e formação humana. Teremos ainda a oportunidade de, logicamente, revelar muitos atletas ali e também no Centro de Iniciação ao Esporte, que em um ano conseguimos fazer saltar de menos da metade das obras realizadas para 95% de conclusão”, adiantou, salientando os avanços na construção do equipamento que deverá ser entregue à comunidade no final do próximo mês.


Novas perspectivas para o futuro
 Valter de Paula - Secom/PMU
O evento contou com a presença de alunos do Instituo Pater (idealizado por João Bittar e com atuação nas áreas de educação básica, complementar, ensino profissionalizante e superior), que homenagearam o líder do Executivo municipal por dar continuidade ao projeto. Para João Bittar Neto, filho do ex-deputado (falecido em 2017), a retomada das obras é um sonho realizado.



“O prefeito Odelmo Leão é uma pessoa pela qual nossa família tem enorme carinho, respeito e admiração. Ele tem feito um trabalho de extrema importância de recuperação da nossa cidade. É uma obra que desde o princípio foi pensada para fortalecer nosso esporte”, disse.



Parque Aquático Municipal




Construído ao lado da Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), o Parque Aquático Municipal tem área total superior a 6 mil m²  e contará com arquibancadas para aproximadamente 1,3 mil pessoas, com uma piscina olímpica semi-aquecida (25x50m e 3m de altura), que segue todas as exigências da Federação Internacional de Natação (Fina), além de área de alimentação, sanitários e galeria técnica de 1.200 m².



As obras contam com recursos na ordem de R$ 5,9 milhões, por meio do convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia, Governo de Minas e Governo Federal. A Administração Municipal, que é a gestora executiva do projeto, fez a doação do terreno e executou as obras de terraplanagem. A partir de agora, para dar continuidade e finalizar o projeto, entrará também com aporte de mais de R$ 850 mil para pagar ajustes do contrato (correções e atualizações do custo da obra). A expectativa é que o restante do projeto seja executado em 12 meses, caso os repasses da União sejam feitos conforme o previsto.


Projeto


O espaço que comportará o Parque Aquático Municipal é um dos módulos que integram o Complexo Virgílio Galassi (extensa área onde se concentram o Parque do Sabiá, o Estádio Parque do Sabiá e a Arena Sabiazinho, por exemplo). O projeto foi idealizado no fim do primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão (2005-2008) em parceria com João Bittar.



A parceria resultou em um convênio, para viabilizar a obra, entre os Executivos municipal, estadual e federal. Além disso, em seguida, o prefeito Odelmo Leão enviou um projeto de lei à Câmara Municipal que, aprovado, garantiu a inclusão do Parque Aquático como uma das estruturas do Complexo Virgílio Galassi.



19/01/2018

PJ Godoy e Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas