Enfermeiros participam de capacitação em prevenção e tratamento de lesões

Iniciativa busca padronizar atendimento, reduzir internações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes
 Foto: Araípedes Luz/SecomPMU
 Para alinhar as orientações do manejo das lesões cutâneas e garantir eficácia do tratamento, os enfermeiros da rede municipal de saúde participaram da capacitação de Prevenção e Tratamento de Feridas. Os temas serão abordados em aulas práticas e teóricas, com foco nas atribuições dos profissionais, cadastro e acompanhamento dos pacientes, avaliação e classificação das lesões, entre os outros.

Nesta terça-feira (16), os profissionais da rede realizaram uma das aulas teóricas baseadas no protocolo de curativo, que foi atualizado diante da evolução dos conhecimentos científicos e inovações do tratamento de feridas. A capacitação ocorreu no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, segundo a assessora técnica Maria Aparecida Gomes, é que a capacitação seja um instrumento efetivo para a atuação do enfermeiro e, principalmente, na melhora de vida dos pacientes. “Percebemos um grande número de pessoas com lesões não tratadas adequadamente, o que gerava muitas internações. Por isso, reativamos um protocolo que tínhamos na rede e unificamos as soluções”, explicou.



Para a enfermeira e coordenadora de atenção primária da região central-norte, Poliana Bonati, a capacitação, além de aprimorar o atendimento, facilitará ainda no fluxo dos pacientes na rede. “Teremos um acolhimento e procedimentos padronizados em todas as unidades. Com isso, o paciente terá o mesmo atendimento e de forma adequada, com uma assistência de qualidade”, comentou.



Após a parte teórica, todos os enfermeiros da rede participarão das atividades práticas, que acontecerão no Hospital e Maternidade Municipal e no Centro Municipal de Atenção ao Diabético (Cmad) nos dias 17, 18, 19 e 22 de janeiro. 





16/01/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas