Enfermeiros participam de capacitação em prevenção e tratamento de lesões

Iniciativa busca padronizar atendimento, reduzir internações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes
 Foto: Araípedes Luz/SecomPMU
 Para alinhar as orientações do manejo das lesões cutâneas e garantir eficácia do tratamento, os enfermeiros da rede municipal de saúde participaram da capacitação de Prevenção e Tratamento de Feridas. Os temas serão abordados em aulas práticas e teóricas, com foco nas atribuições dos profissionais, cadastro e acompanhamento dos pacientes, avaliação e classificação das lesões, entre os outros.

Nesta terça-feira (16), os profissionais da rede realizaram uma das aulas teóricas baseadas no protocolo de curativo, que foi atualizado diante da evolução dos conhecimentos científicos e inovações do tratamento de feridas. A capacitação ocorreu no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, segundo a assessora técnica Maria Aparecida Gomes, é que a capacitação seja um instrumento efetivo para a atuação do enfermeiro e, principalmente, na melhora de vida dos pacientes. “Percebemos um grande número de pessoas com lesões não tratadas adequadamente, o que gerava muitas internações. Por isso, reativamos um protocolo que tínhamos na rede e unificamos as soluções”, explicou.



Para a enfermeira e coordenadora de atenção primária da região central-norte, Poliana Bonati, a capacitação, além de aprimorar o atendimento, facilitará ainda no fluxo dos pacientes na rede. “Teremos um acolhimento e procedimentos padronizados em todas as unidades. Com isso, o paciente terá o mesmo atendimento e de forma adequada, com uma assistência de qualidade”, comentou.



Após a parte teórica, todos os enfermeiros da rede participarão das atividades práticas, que acontecerão no Hospital e Maternidade Municipal e no Centro Municipal de Atenção ao Diabético (Cmad) nos dias 17, 18, 19 e 22 de janeiro. 





16/01/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado