Em menos de dois meses, Prefeitura planta mais de 500 árvores

Expectativa é ultrapassar a marca de mil plantios nos próximos cem dias

Foto: Secom PMU
A Prefeitura de Uberlândia reforçou o plantio de árvores no período chuvoso, época mais adequada para garantir a sobrevivência das novas plantas. Desde a segunda quinzena de novembro de 2017, estão sendo plantadas mais de 500 mudas em várias regiões da cidade, superando as quase 300 supressões feitas no ano passado. A expectativa é continuar o serviço durante este primeiro trimestre, atingindo a quantidade de mil novas árvores plantadas.

Nesta quarta-feira (3), foi finalizado o plantio de 47 mudas de espécies típicas do Cerrado, como ipês e flamboyants, no canteiro central da avenida Nicomedes Alves dos Santos, no bairro Morada da Colina (região Sul). Simultaneamente, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico começaram a plantar 44 árvores na avenida Sacadura Cabral, no bairro Jardim Ipanema (região Leste). A próxima via pública a receber a intervenção será a Aldo Borges Leão, no bairro Morada Nova (região Oeste), onde serão plantadas mais 60 árvores.



“Os plantios ocorrem principalmente onde foram suprimidas algumas árvores. Também estamos respeitando os biomas de cada local e fazendo plantios de espécies mais adequadas”, explicou o assessor técnico de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula. Ele destacou que também foram plantadas mudas no Parque Victório Siquierolli (120), bairro Morumbi (80), Residencial Pequis (160) e nas proximidades do Uberlândia Tênis Clube (5).



Podas garantem mais segurança para a população 

            Constantemente, a Secretaria de Meio Ambiente realiza análises técnicas em arvores da cidade para observar as suas situações fitossanitárias. Trata-se de uma equipe composta por profissionais de diferentes especializações, como agrônomos e engenheiros ambientais. O principal objetivo do trabalho é aliar o bem-estar dos vegetais à segurança da população.



Somente em último caso, diante de riscos de quedas e outros problemas, são feitas as supressões. Geralmente, a alternativa mais praticada é a poda, que traz benefícios à sociedade e também aumenta o tempo médio de vida da planta. Em 2017, foram feitas podas em mais de cinco mil árvores, garantindo mais segurança e melhor iluminação nas áreas públicas.



Horto produziu mais de cem mil mudas em 2017 

            Outro benefício oferecido à população pela Secretaria de Meio Ambiente é a doação de mudas de árvores. Em 2017 o Horto Municipal produziu mais cem mil mudas paisagísticas, para uso do Município, e frutíferas, para o serviço público e a população.



            Quem deseja receber mudas deve se dirigir ao Horto, que fica na avenida Benjamim Magalhães, s/n, no bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 16h.



03/01/2018

Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas