Dmae realiza obra de contenção de erosão no córrego do Óleo

Trecho fica no cruzamento das ruas Sebastião Silveira Santos com Paulo Luiz Rotelli, no bairro Luizote de Freitas
Créditos: Divulgação Secom/PMU 

Mais um córrego do perímetro urbano recebe cuidados da equipe de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Desta vez, um trecho do Óleo, no cruzamento das ruas Sebastião Silveira Santos com Paulo Luiz Rotelli, bairro Luizote, zona norte está em obras.

Para conter a erosão presente nas margens do manancial, estão sendo construídas bocas de lobo para aumentar a capacidade de escoamento e a execução de dissipadores para canalizar a água e direcioná-la para o leito do córrego evitando o avanço da erosão. “Estas intervenções são fundamentais para a preservação do meio ambiente e também para evitar, principalmente em dias de chuva, eventuais transtornos para a população do entorno”, afirma Paulo Euclides Ochiucchi, diretor de drenagem pluvial.



Erosão contida



O Dmae tem atuado intensamente para realizar obras de contenção de erosão nos córregos bem como fazer a manutenção e limpeza de trechos críticos dos mananciais. “A falta de manutenção nos córregos fez surgir erosões que em alguns casos se aproximavam da via pública como observado no córrego Carvão, setor oeste e no córrego Lageado, setor sul”, conforme explica Ochiucchi.



Na avenida Rebelião Praieira, às margens do córrego do Carvão, na divisa dos bairros Jardim América e Esperança, havia uma erosão de quase 10 metros de profundidade. A área foi totalmente recuperada. A obra de contenção contou com o apoio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. Foram utilizados 200 caminhões de pedra, dissipadores e 300 metros cúbicos (25 caminhões) de terra para cobrir a área.



Já no córrego Lageado no cruzamento da avenida Nicomedes Alves dos Santos com a avenida Argemiro Evangelista Ferreira, no bairro Shopping Park, foi construída uma boca de lobo e foram realizados o reparo do meio fio e a estabilização dos barrancos com pedras e terra. Foram utilizados cerca de 30 caminhões de pedra e terra para recuperar a área. Outros 12 cursos d’água também receberam obras ao longo do ano passado.



09/01/2018

(34)3233-4318

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva