Contrato entre COPASA e município de Vazante é anulado na primeira instância

A sentença do juiz, nos dois processos, saiu no dia 19 de novembro de 2017. A divulgação ocorreu na tarde desta terça-feira (09).

Estação de tratamento de esgoto da COPASA em Vazante. Foto por Anderson Franque, arquivo Rádio Montanheza.














Os processos que pedem a nulidade do “convênio de cooperação” entre o município de Vazante e o estado de Minas Gerais e o “contrato de programa” entre o município de Vazante, o estado de Minas Gerais e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) receberam parecer favorável em primeira instância. O contrato foi celebrado em junho de 2008.

O juiz Dr. Miller Freire de Carvalho julgou parcialmente procedente os pedidos de anulação, que questionam a legalidade dos atos públicos que originaram a concessão dos serviços de esgotamento sanitário no município. A decisão agora será analisada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A COPASA ou o próprio estado tem direito de apelar contra a decisão.

Em um dos processos, a empresa foi condenada a consertar os equipamentos inoperantes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e coloca-la em funcionamento, sob pena de multa. Além disso, ela terá que fazer o pagamento de uma multa no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), por danos ambientais, ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vazante (CODEMA). 

No processo envolvendo o estado e empresa, o juiz decidiu que a COPASA terá que restituir ao município os bens de imóveis. Após isso, o município deverá devolver à empresa o valor de R$ 2.482.921,00 (dois milhões, quatrocentos e oitenta e dois mil e novecentos e vinte um reais), com juros e correção monetária.

As ações foram ajuizadas pelo município em 2013. A sentença do juiz, nos dois processos, saiu no dia 19 de dezembro de 2017. A divulgação ocorreu na tarde desta terça-feira (09).


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas