VAZANTE URGENTE--Uma luz que brilha nos túneis do Rio Santa Catarina em vazante

Alexandre Stehling participou do III Encontro Internacional de Revitalizações de Rios em Belo Horizonte nesta semana onde reuniram as maiores autoridades da Gestão de Águas do Estado de Minas Gerais,conforme Alexandre a reunião foi muito produtiva.
Em contatos paralelos com profissionais ligados aos Comitês de Bacias Hidrográficas do estado, teve a oportunidade de mostrar a realidade atual dos últimos acontecimentos em Vazante, com relação ao aparecimento de várias dolinas enormes que vem assolando o ex caudaloso Rio Santa Catarina chegando ao ponto do rio não ter mais como manter as águas em seu curso normal, sendo suas águas engolidas pelas enormes crateras subterrâneas supostamente atribuídas à uma empresa de mineração,que extrai minérios em profundas galerias criadas para o trabalho da empresa e que está sendo a preocupação de grande parte da população e de um grupo de defesa ambiental formado para cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais soluções para o grande problema.

Na reunião teve a oportunidade de relatar o fato para o Sr. Anivaldo de Miranda Presidente do CBH do Rio São Francisco, um comitê federal, conceituado com recursos e departamento de Marketing, comprometendo a ajudar esclarecer os fatos acontecidos em Vazante.
Durante a Reunião foram mostrados outros problemas relacionados a impactos ambientais e má gestão de recursos hídricos no Estado.
"Perante outros, fiquei estarrecido com a confirmação de que o impacto ambiental do Rio Santa Catarina está entre os maiores da atualidade que a meu ver só perde para a tragédia ambiental de Mariana MG". disse Alexandre..
Em Belo Horizonte o Engenheiro Alexandre Stehling esteve também com Maria Tereza Corujo - CBH - Velhas que representa a ONG - FONASC na Câmara de Atividades Minerárias do COPAM, requisitou todo material colhido do desastre ambiental do Rio Santa Catarina para que possa fazer uma menção sobre a situação na próxima Câmara Minerária que ocorrerá nodia 11/12 em BH, onde será apresentado esta situação particular do Rio Santa Catarina de Vazante MG.

Alexandre Sthelling é Eng. Agrônomo Registrado no CREA-MG:34.739-Diretor da empresa AMAR - AGROTEC. MEIO AMBIENTE RACIONAL LTDA em Vazante.
Crédito Rural - Gestão Ambiental -Geoprocessamento,é considerado vazantino de coração e está embuido na ajuda da recuperação e buscando soluções para o impacto ambiental que está sucumbindo o Rio Santa Catarina  e outros problemas ambientais que surgem a cada dia na cidade.

Vanderlei Melo

Redação 

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas