Pé Torto Congênito tem tratamento

Má formação é comum e ocorre ainda na fase fetal; tratamento não necessita de cirurgia
ORIGINAL ORTHOMED

Um a cada mil recém-nascidos têm o pé torto, por causa da má formação congênita. Ela é caracterizada pela presença dos pés voltados para dentro e precisa ser tratada assim que possível para que o bebê se desenvolva. O ortopedista pediátrico do Hospital Orthomed Center, Celso Eduardo Ribeiro, explicou que o Pé Torto Congênito (PTC) é uma das afecções mais comuns nos consultórios.


Atualmente, o tratamento é feito pelo método “Ponseti”, criado pelo ortopedista espanhol, Ignacio Ponseti, na década de 40 com resultados publicados na década de 60. Porém o método só foi ganhar força em 1990, após a comunidade científica perceber que a técnica tinha resultados muito melhores do que o empregado regularmente.
 O tratamento é realizado por meio de manipulações e aparelhos gessados no consultório e/ou pronto atendimento. Os casos, onde o tratamento precisa de cirurgia são pequenos, representam menos de 10 %. O diagnóstico pode ser feito no último trimestre da gestação, por ultrassonografia realizada com profissional experiente. “Não consideramos cirurgia o pequeno procedimento ao final das manipulações gessadas, após três semanas. A tenotomia do tendão de achilles é um procedimento rápido, de dois minutos, e requer uma incisão menor que um centímetro. A técnica pode ser feita em sala cirúrgica, ou mesmo, numa sala preparada sem auxílio do anestesista”, contou.


A causa do problema ainda é desconhecida, contudo, estudos genéticos e observações feitas pelo doutor Ignacio Ponseti, sugerem que a má formação genética ocorre nas primeiras oito semanas de gestação no músculo tibial posterior do feto. “O tratamento médico, com manipulações e aparelhos gessados levam de seis a oito semanas em média. Já o tratamento com a órtese de Dennis-Brown (par de botinhas) deve ser de três meses, com uso contínuo de 23 horas por dia e de 4 anos de uso noturno, de oito a dez horas por dia”, explicou o ortopedista, Celso Eduardo Ribeiro. 


SERIFA COMUNICAÇÃO

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas