Segunda edição de curso de aquaponia reúne diversas pessoas na Ferub
Interessados que ainda não participaram terão uma nova oportunidade na próxima semana
![]() |
Cleiton Borges – Secom/PMU |
Carlos, Jéssica, Antônio, Silvia, Volney. Esses são alguns dos nomes dos participantes da segunda edição do curso de aquaponia, realizada nesta sexta-feira (8) pela Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Desde que as atividades foram iniciadas, a iniciativa já mobilizou mais de 40 pessoas, que se reuniram para aprender e aperfeiçoar sobre o sistema sustentável e inovador de criação de peixes e hortaliças.
Aos 38 anos, o gerente de negócios Volney Júnior descobriu a aquaponia recentemente pelas redes sociais da Prefeitura de Uberlândia e, desde então, não hesitou em participar do curso. “É algo que está sendo muito produtivo e uma oportunidade para tirar dúvidas, não é o mesmo que ver na internet. Na Ferub, temos toda a teoria e a prática. Foi muito útil, inclusive estou indo para Juazeiro do Norte (CE), onde levarei esse conhecimento para desenvolver esse trabalho”, adiantou.
De geração em geração
![]() |
Cleiton Borges – Secom/PMU |
Nem a chuva desta sexta-feira fez o professor aposentado Antônio Mário Buso, de 70 anos, deixar de acompanhar de perto o procedimento. “Para mim foi ideal, porque é algo moderno e novo, que já é desenvolvido em outros países mais desenvolvidos. Temos uma abundância de água doce e estamos inovando para reaproveitá-la. Aqui, aprendi que num pequeno espaço, de qualquer casa, dentro ou fora da cidade, é possível criar peixes, verduras e ter resíduos para adubo orgânico”, relatou.
Alternativa de negócio
Para a estudante em técnica de controle ambiental, Jéssica Oliveira Silva, de 25 anos, a segunda edição do curso foi uma forma não apenas de ampliar o conhecimento, mas também de oferecer uma nova opção de negócio para a família. “Vim movida pela curiosidade e interessei bastante pelo assunto. Meu pai é produtor de gado e começou a se planejar para trabalhar com a aquaponia como uma alternativa de renda, por isso levarei essa ideia para ele também. Espero trazê-lo na próxima semana”, disse.
![]() |
Cleiton Borges – Secom/PMU |
Novas vagas
A afirmação da estudante se baseia no fato de que, por conta do sucesso de público, a população terá uma nova chance de participar do curso, com uma terceira edição gratuita a ser realizada na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h30. Enquanto isso, a Ferub segue aberta para visitação durante a semana, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.
“Convidamos a todos os interessados que ainda não participaram para vir até a Ferub na próxima semana. A aquaponia é um sistema caseiro que une técnicas de produção de peixes e cultivo de plantas com água sem solo, e que tem o diferencial na sustentabilidade pelo reaproveitamento da água. É uma atividade que pode ser desenvolvida tanto na escala comercial quanto dentro de casa e é muito prazeroso, porque a pessoa pode ter um peixe fresco em casa e uma verdura, tempero ou erva medicinal saudável e livre de agrotóxicos”, destacou o engenheiro agrônomo e responsável pelo curso, Mayer Andrade.
8/12/2017
PJ Godoy
Comentários