Segunda edição de curso de aquaponia reúne diversas pessoas na Ferub

Interessados que ainda não participaram terão uma nova oportunidade na próxima semana
Cleiton Borges – Secom/PMU
Carlos, Jéssica, Antônio, Silvia, Volney. Esses são alguns dos nomes dos participantes da segunda edição do curso de aquaponia, realizada nesta sexta-feira (8) pela Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Desde que as atividades foram iniciadas, a iniciativa já mobilizou mais de 40 pessoas, que se reuniram para aprender e aperfeiçoar sobre o sistema sustentável e inovador de criação de peixes e hortaliças.
Aos 38 anos, o gerente de negócios Volney Júnior descobriu a aquaponia recentemente pelas redes sociais da Prefeitura de Uberlândia e, desde então, não hesitou em participar do curso. “É algo que está sendo muito produtivo e uma oportunidade para tirar dúvidas, não é o mesmo que ver na internet. Na Ferub, temos toda a teoria e a prática. Foi muito útil, inclusive estou indo para Juazeiro do Norte (CE), onde levarei esse conhecimento para desenvolver esse trabalho”, adiantou.


De geração em geração


Cleiton Borges – Secom/PMU
Nem a chuva desta sexta-feira fez o professor aposentado Antônio Mário Buso, de 70 anos, deixar de acompanhar de perto o procedimento. “Para mim foi ideal, porque é algo moderno e novo, que já é desenvolvido em outros países mais desenvolvidos. Temos uma abundância de água doce e estamos inovando para reaproveitá-la. Aqui, aprendi que num pequeno espaço, de qualquer casa, dentro ou fora da cidade, é possível criar peixes, verduras e ter resíduos para adubo orgânico”, relatou.



Alternativa de negócio




Para a estudante em técnica de controle ambiental, Jéssica Oliveira Silva, de 25 anos, a segunda edição do curso foi uma forma não apenas de ampliar o conhecimento, mas também de oferecer uma nova opção de negócio para a família. “Vim movida pela curiosidade e interessei bastante pelo assunto. Meu pai é produtor de gado e começou a se planejar para trabalhar com a aquaponia como uma alternativa de renda, por isso levarei essa ideia para ele também. Espero trazê-lo na próxima semana”, disse.
Cleiton Borges – Secom/PMU

Novas vagas

 A afirmação da estudante se baseia no fato de que, por conta do sucesso de público, a população terá uma nova chance de participar do curso, com uma terceira edição gratuita a ser realizada na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h30. Enquanto isso, a Ferub segue aberta para visitação durante a semana, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.



“Convidamos a todos os interessados que ainda não participaram para vir até a Ferub na próxima semana. A aquaponia é um sistema caseiro que une técnicas de produção de peixes e cultivo de plantas com água sem solo, e que tem o diferencial na sustentabilidade pelo reaproveitamento da água. É uma atividade que pode ser desenvolvida tanto na escala comercial quanto dentro de casa e é muito prazeroso, porque a pessoa pode ter um peixe fresco em casa e uma verdura, tempero ou erva medicinal saudável e livre de agrotóxicos”, destacou o engenheiro agrônomo e responsável pelo curso, Mayer Andrade.





8/12/2017

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas