Prodemge lança a primeira Sala de Inovação do Governo de Minas Gerais


Projeto pioneiro no Estado terá investimentos de R$ 1,3 milhão em soluções tecnológicas, trazendo uma nova cultura para o serviço público


 Inovar é um dos pilares para que projetos em tecnologia atinjam sua máxima eficiência e longevidade. As ideias criativas devem refletir em inovações sustentáveis e promissoras no setor de serviços que alcancem benefícios à sociedade e aos cidadãos. É assim na iniciativa privada e também em órgãos governamentais.


Nesse rol de desenvolvimento de tecnologia e de informação, o Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), lança a primeira Sala de Inovação, localizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (Camg). A iniciativa inédita no Estado faz parte das comemorações pelos 50 anos da Prodemge.


A Sala de Inovação, com 59 metros quadrados e investimentos de R$ 1,3 milhão, foi criada com design e metodologia de Design Thinking, uma abordagem que combina empatia no contexto da solução de um problema.

Isso é feito com o objetivo de colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto, conferindo uma estrutura compatível à das multinacionais à frente do mercado. 

O espaço, localizado nas salas 10, 11 e 12, do 4º andar do prédio Gerais, será utilizado com propósitos propícios à disseminação de conhecimento, troca de experiências, desenvolvimento de soluções inovadoras, pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos e serviços, e trabalhos colaborativos.

De acordo com a superintendente de Inovação da Prodemge, Janaína Araújo, a primeira Sala de Inovação da Camg será um marco cultural na forma de trabalhar da Prodemge e também do próprio Estado, com o objetivo de trazer mais rapidez e melhora de resultados para o cidadão.

“A inovação será feita de forma coordenada, no espaço onde a Prodemge já fazia, porém, agora com mais facilitadores e maior planejamento. É um espaço onde o cliente também pode estar junto, opinando sobre o seu futuro produto ou serviço”, assegura Janaína.

Segundo o gerente de Captação da Superintendência de Inovação da Prodemge, Paulo César Lopes, pode-se pensar em infinitas soluções, como por exemplo, o atendimento para soluções ao Corpo de Bombeiros Militar ou à Polícia Militar (PMMG) de Minas Gerais.

"Digamos que um dos problemas dos Bombeiros seja a identificação rápida de focos de incêndio. Ou que informações sobre crimes precisem chegar mais rapidamente ao conhecimento da Polícia Militar. A Sala de Inovação poderá desenvolver tecnologias eficazes na implantação dessas e outras soluções com alta qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais", explica Lopes.



Implantação

A empresa vencedora da licitação e escolhida pela Prodemge para implantar o espaço, a Cimcorp Comércio e Serviços de Tecnologia de Informática, vai cuidar da infraestrutura, planejamento e execução, utilizando equipamentos, mobiliários e acessórios e solucionará a captação de recursos para a instalação do projeto.

O espaço desenvolvido pela Cimcorp traz um modelo padrão, criado para ser reproduzido futuramente em outros setores do Governo, e vai funcionar como o lugar para identificação de soluções inovadoras, desenho, definição e protótipo de produtos, bem como processos, serviços e soluções de forma rápida, utilizando toda inovação necessária, adaptada às necessidades dos clientes.  

A partir daí, o passo seguinte é buscar uma parceria externa (patrocinadora) para o funcionamento da Sala de Inovação, trazendo uma nova cultura para o serviço público e também para atender ao mercado privado interessado na qualidade e no know-how da Prodemge em tecnologia.



Patrocinador

De acordo com as exigências estabelecidas no documento, a empresa selecionada para patrocinar a Sala de Inovação poderá, por 24 meses, divulgar o seu nome de diversas formas, desde que aprovadas pelo Comitê Gestor da Sala de Inovação (CGS).

Entre outras possibilidades estão: aplicar a marca em áreas e nos móveis da Sala de Inovação; disponibilizar logo e publicidade no site da Prodemge, mostrando a Sala de Inovação; exibir vídeo institucional ou comercial de 30 segundos a 1 minuto na proteção de tela dos equipamentos; divulgar material promocional, institucional e publicações do patrocínio no site e na intranet da Prodemge.

A empresa poderá também veicular informativo em veículos de comunicação do Estado; realizar apresentação institucional sobre inovação para os colaboradores do Governo em uma das plenárias da Cidade Administrativa, com capacidade para 90 pessoas; colocar estande de até 9 metros quadrados, durante cinco dias úteis por semestre, divulgando a empresa e suas frentes de inovação, podendo ainda distribuir panfletos e objetos de pequeno valor monetário.

De acordo com Janaína Araújo, após o término do contrato vigente, os materiais serão entregues definitivamente ao Governo de Minas Gerais como patrimônio do Estado.



Fotos (crédito): Divulgação/Prodemge

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Prodemge
Telefones: (31) 3915-4107 / 4114


Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Facebook: https://www.facebook.com/governomg/

Twitter: https://twitter.com/governomg

Instagram: https://www.instagram.com/governomg/

YouTube: https://www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas