Jovem Aprendiz é pontapé inicial para ingresso no mercado de trabalho

- Empresas que participam do projeto Aprendiz, além de estarem contribuindo para jovens mais preparados, têm diversas vantagens fiscais

- Fundação CDL abre mais uma turma. Curso começa no dia 05 de Janeiro
Cada dia está mais difícil ingressar no mercado de trabalho sem ter experiência profissional de referência. Os jovens têm buscado espaço no mercado cada vez mais novos, a fim de adquirirem conhecimento e vivência em ambientes profissionais. Para tanto, existem programas que auxiliam o ingresso na vida profissional, entre eles, o de jovem aprendiz.


A Fundação Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia desenvolve esse projeto há cerca de 09 anos, auxiliando centenas de jovens no primeiro contato com o mercado de trabalho. O objetivo é oferecer oportunidade de ingresso na vida profissional e capacitação para adolescentes, além de apoiar o empresário no cumprimento da Lei do Aprendiz.

Em parceria com diversas empresas da cidade, a Fundação CDL seleciona cerca de 30 alunos, em que realizarão o programa de um ano e quatro meses, onde o jovem trabalha na empresa de segunda a quinta-feira e todas as sextas-feiras participam de aulas teóricas na instituição. Para participar do projeto, os jovens devem estar cursando o Ensino Médio e ter idade entre 15 e 18 anos.

No curso, os jovens aprendem sobre qualificação administrativa, que visa desenvolver competências técnicas e comportamentais. Além disso, aprendem quanto a rotinas administrativas, contabilidade, departamento pessoal e financeiro, além de atendimento ao cliente, postura profissional, etiqueta e, até, oratória.

"Além de possibilitar a inserção no mercado de trabalho para esses jovens, a empresa está ajudando a formar profissionais mais promissores para a nova geração. Quanto mais cedo eles tiverem contato com o mundo profissional, mais serão capacitados a atender as exigências do mercado", salienta a gerente executiva da Fundação CDL Uberlândia, Bânia Vieira Poli.

A gerente ainda destaca que além de contribuir para uma sociedade com opiniões mais sistêmicas, o Jovem Aprendiz é Lei, e algumas empresas devem cumprir com a determinação. O programa de Aprendizagem Administrativa da Fundação CDL atende ao disposto no Decreto Lei nº 5.598 de 2005, na Lei de nº 10.097 de 19 de Dezembro de 2000, que dispõem sobre a contratação de Jovem Aprendiz. A Lei determina que empresas de médio e grande porte tenham uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho.

Os empresários que contratam Jovens Aprendizes, além de estarem cumprindo com sua responsabilidade social, têm a oportunidade de retenção de talentos ao desenvolver competências nos jovens.

Interessados

Os jovens que têm interesse em se inscrever no programa Jovem Aprendiz, devem cadastrar o seu currículo pelo site da CDL Uberlândia www.cdludi.org.br.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas