Prefeitura de Uberlândia vai recuperarmais de 28 quilômetros de vias urbanas

Investimento será de quase R$ 5 milhões em novo asfalto para diversas ruas e avenidas da cidade

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para o recapeamento de 13 ruas e avenidas da cidade. As  obras terão um investimento de R$ 4,8 milhõese devem ser executadas a partir de 8 de janeiro pela empresa vencedora da licitação, BT Construções. A verba é oriunda de recursos próprios da prefeitura e do contrato Pró-Transporte (PAC2) com a Caixa Econômica Federal.


“A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses. Este é um investimento que dá maior segurança e melhora o tráfego de veículos em nosso município. São vias de grande fluxo e que precisavam de uma intervenção definitiva” afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Os trechos com novo pavimento asfáltico somam mais de 28 quilômetros. Para selecionar as vias a serem beneficiadas, a Secretaria Municipal de Obras levou em consideração critérios como volume de tráfego de transporte coletivo e estado de degradação do pavimento, conforme explicou o secretário Norberto Nunes.

“O método indicado para essas ruas e avenidas não era mais o tapa-buracos. Então, seguindo uma determinação do prefeito Odelmo Leão, executaremos essa ação que também vai conferir melhor trafegabilidade e mais conforto aos usuários das vias. Pedimos para que os motoristas e pedestres tenham cautela ao passar pelos locais no período em que as obras estiverem sendo realizadas, sempre obedecendo a sinalização indicada”, apontou.

De acordo com o supervisor de Obras da BT Construções, Daniel Gouveia, apesar do período chuvoso, o serviço será executado dentro do cronograma. “Existem alguns períodos de veranico e xomo é um serviço de recapeamento, não precisa mexer na estrutura do pavimento. Faremos um serviço semelhante ao que executamos em rodovias da região. E para evitar transtornos, estamos finalizando o planejamento de algumas vias que receberão os serviços no período noturno”, observou.

A expectativa é de que o novo pavimento asfáltico tenha uma durabilidade superior a seis anos, sem grandes intervenções. “Tudo depende muito do volume dos veículos e da situação de cada pista. O asfalto é usinado a quente e terá capa rolante de três centímetros. É o mesmo que utilizado nas principais vias da cidade e é o que há de melhor”, completou o supervisor.



Financiamento



O superintendente da Caixa, Luis Carlos Alves, explicou que a verba é oriunda de um contrato assinado no final de 2012, período em que o prefeito Odelmo Leão estava em sua segunda gestão. O recurso do financiamento foi usado para asfaltamento dos bairros Morumbi e Shopping Park e o residual desse aporte estava para vencer em 2016 por inexecução de contrato.



“O prefeito foi atrás da Caixa e do Ministério das Cidades com o objetivo de assegurar que os recursos não fossem perdidos e pudessem ser reaproveitados no município. O financiamento, por ser com recursos do FGTS, tem taxa de juros muito baixa, prazo de carência de 10 anos e depois mais 10 anos para amortização. É uma operação de governo que com certeza não vai onerar em nada o caixa do Município nesse momento de tanta dificuldade”, detalhou o superintendente.



Demanda antiga



Para o presidente do Conselho de Entidades Comunitárias (CEC), Edval Cantuário, é uma obra que trará uma solução definitiva em alguns bairros da cidade. “Esse é um grande presente, pois está satisfazendo as nossas reivindicações que existem há muito tempo. Em algumas vias já não adiantava mais fazer tapa-buraco. Com esse recapeamento teremos a satisfação de algo que vai resolver o problema”, comentou.



Confira os trechos que receberão intervenções:



-          Avenida Getúlio Vargas (entre Rio Uberabinha e rua Goiás)

-          Rua Duque de Caxias (entre as avenidas Rio Branco e Floriano Peixoto)

-          Rua Goiás (entre as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena)

-          Avenida Liberdade (entre as avenidas Francisco Galassi e rua Tijuca

-          Avenida Raulino Cotta Pacheco (entre avenida Getúlio Vargas e viaduto da BR-365)

-          Avenida Américo Salvador Tangari (entre as avenidas Floriano Peixoto e João Pinheiro)

-          Avenida Nicomedes Alves dos Santos (entre Village Altamira e avenida Francisco Galassi)

-          Avenida Cesário Crosara (entre rua Carlos Vilela Marquez e avenida Equador)

-          Avenida José Fonseca e Silva (trecho entre as ruas Antônio Merolla e Genarino Cazabona e trecho entre a rua José Custódio Sobrinho e avenida Aspirante Mega)

-          Rua Cel. Tobias Junqueira (entre as avenidas Getúlio Vargas e Silvio Rugani)

-          Avenida Belarmino Cotta Pacheco (entre avenida João naves de Ávila e rua Orozimbo Ribeiro)

-          Avenida João Balbino (entre as avenidas Anselmo Alves dos Santos e Segismundo Pereira)

-          Avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende (entre BR-050 e rua Frei Caneca)



27/12/17

Fillipe Alves

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado