Prefeitura de Uberlândia vai recuperarmais de 28 quilômetros de vias urbanas

Investimento será de quase R$ 5 milhões em novo asfalto para diversas ruas e avenidas da cidade

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para o recapeamento de 13 ruas e avenidas da cidade. As  obras terão um investimento de R$ 4,8 milhõese devem ser executadas a partir de 8 de janeiro pela empresa vencedora da licitação, BT Construções. A verba é oriunda de recursos próprios da prefeitura e do contrato Pró-Transporte (PAC2) com a Caixa Econômica Federal.


“A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses. Este é um investimento que dá maior segurança e melhora o tráfego de veículos em nosso município. São vias de grande fluxo e que precisavam de uma intervenção definitiva” afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Os trechos com novo pavimento asfáltico somam mais de 28 quilômetros. Para selecionar as vias a serem beneficiadas, a Secretaria Municipal de Obras levou em consideração critérios como volume de tráfego de transporte coletivo e estado de degradação do pavimento, conforme explicou o secretário Norberto Nunes.

“O método indicado para essas ruas e avenidas não era mais o tapa-buracos. Então, seguindo uma determinação do prefeito Odelmo Leão, executaremos essa ação que também vai conferir melhor trafegabilidade e mais conforto aos usuários das vias. Pedimos para que os motoristas e pedestres tenham cautela ao passar pelos locais no período em que as obras estiverem sendo realizadas, sempre obedecendo a sinalização indicada”, apontou.

De acordo com o supervisor de Obras da BT Construções, Daniel Gouveia, apesar do período chuvoso, o serviço será executado dentro do cronograma. “Existem alguns períodos de veranico e xomo é um serviço de recapeamento, não precisa mexer na estrutura do pavimento. Faremos um serviço semelhante ao que executamos em rodovias da região. E para evitar transtornos, estamos finalizando o planejamento de algumas vias que receberão os serviços no período noturno”, observou.

A expectativa é de que o novo pavimento asfáltico tenha uma durabilidade superior a seis anos, sem grandes intervenções. “Tudo depende muito do volume dos veículos e da situação de cada pista. O asfalto é usinado a quente e terá capa rolante de três centímetros. É o mesmo que utilizado nas principais vias da cidade e é o que há de melhor”, completou o supervisor.



Financiamento



O superintendente da Caixa, Luis Carlos Alves, explicou que a verba é oriunda de um contrato assinado no final de 2012, período em que o prefeito Odelmo Leão estava em sua segunda gestão. O recurso do financiamento foi usado para asfaltamento dos bairros Morumbi e Shopping Park e o residual desse aporte estava para vencer em 2016 por inexecução de contrato.



“O prefeito foi atrás da Caixa e do Ministério das Cidades com o objetivo de assegurar que os recursos não fossem perdidos e pudessem ser reaproveitados no município. O financiamento, por ser com recursos do FGTS, tem taxa de juros muito baixa, prazo de carência de 10 anos e depois mais 10 anos para amortização. É uma operação de governo que com certeza não vai onerar em nada o caixa do Município nesse momento de tanta dificuldade”, detalhou o superintendente.



Demanda antiga



Para o presidente do Conselho de Entidades Comunitárias (CEC), Edval Cantuário, é uma obra que trará uma solução definitiva em alguns bairros da cidade. “Esse é um grande presente, pois está satisfazendo as nossas reivindicações que existem há muito tempo. Em algumas vias já não adiantava mais fazer tapa-buraco. Com esse recapeamento teremos a satisfação de algo que vai resolver o problema”, comentou.



Confira os trechos que receberão intervenções:



-          Avenida Getúlio Vargas (entre Rio Uberabinha e rua Goiás)

-          Rua Duque de Caxias (entre as avenidas Rio Branco e Floriano Peixoto)

-          Rua Goiás (entre as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena)

-          Avenida Liberdade (entre as avenidas Francisco Galassi e rua Tijuca

-          Avenida Raulino Cotta Pacheco (entre avenida Getúlio Vargas e viaduto da BR-365)

-          Avenida Américo Salvador Tangari (entre as avenidas Floriano Peixoto e João Pinheiro)

-          Avenida Nicomedes Alves dos Santos (entre Village Altamira e avenida Francisco Galassi)

-          Avenida Cesário Crosara (entre rua Carlos Vilela Marquez e avenida Equador)

-          Avenida José Fonseca e Silva (trecho entre as ruas Antônio Merolla e Genarino Cazabona e trecho entre a rua José Custódio Sobrinho e avenida Aspirante Mega)

-          Rua Cel. Tobias Junqueira (entre as avenidas Getúlio Vargas e Silvio Rugani)

-          Avenida Belarmino Cotta Pacheco (entre avenida João naves de Ávila e rua Orozimbo Ribeiro)

-          Avenida João Balbino (entre as avenidas Anselmo Alves dos Santos e Segismundo Pereira)

-          Avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende (entre BR-050 e rua Frei Caneca)



27/12/17

Fillipe Alves

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas