Cônsul da Itália visita a Prefeitura de Uberlândia

Consulado e Prefeitura deram, no encontro, primeiro passo para acordos bilaterais

 A Prefeitura de Uberlândia recebeu, na tarde desta quarta-feira (6), a visita da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Rossi. A representante do governo italiano se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, no intuito de retomar os diálogos bilaterais. A partir deste primeiro encontro, na prática, estão abertos os canais para que o consulado e o Executivo municipal possam elaborar projetos de cooperação, memorandos de entendimento, intercâmbios comerciais, dentre outros.


Durante a visita, a cônsul ressaltou as intenções de ampliar a atuação da Itália junto aos municípios mineiros neste momento de recuperação e apontou que Uberlândia é estratégica devido ao seu dinamismo e pujança em vários segmentos econômicos. “Estamos trabalhando para sair da capital para o interior e atividades de cooperação não faltam. A partir da primeira conversa é que surgirão as ideias que poderemos trabalhar em benefício de ambos”, explicou a representante italiana.

O secretário Dilson Dalpiaz ressaltou a importância de encontros desta natureza, uma vez que o Município tem um projeto de internacionalização, sobretudo, utilizando o conceito de paradiplomacia (iniciativas do âmbito das relações internacionais realizadas por entes regionais sem interferência na política externa nacional). “Temos dado passos importantes para o projeto, conforme orientação do prefeito Odelmo Leão. Isso significa não só trabalhar para o incremento da exportação de bens locais e a atração de investimentos, mas também para promover o intercâmbio de serviços, produtos e conhecimento, por exemplo”, disse o secretário.

Na próxima semana, uma equipe da secretaria irá a Belo Horizonte para uma série de encontros com câmaras de comércio internacionais e também programou uma visita ao consulado italiano. O segundo encontro dará seqüência prática às pretensões de colaboração entre a cidade e a nação europeia.       



06/12/17

Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas