Chuva faz com que canais de captação operem com capacidade máxima

Consumo de água caiu 18,14% na comparação de novembro com setembro; Apesar dos índices positivos, Dmae continua a reforçar a importância do uso consciente
 Comunicação Dmae
O período chuvoso mudou o cenário dos canais de captação do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que atingiram o nível máximo de 3,20 metros. Em virtude do grande volume de água, alterou-se a operação no sistema de bombeamento, priorizando o sistema hidráulico (turbinas) que estava desativado no período de estiagem. Também foi necessário abrir as comportas das duas Estações de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e Bom Jardim.

Nesta época, em função do período chuvoso, o Dmae volta a priorizar o funcionamento das turbinas em detrimento do sistema hidráulico que consome mais energia para bombear, enquanto as turbinas usam a própria força da água para realizar o bombeamento.

 Queda consumo água


 O aumento do volume de chuva fez também cair o consumo de água em Uberlândia. Comparando a produção do mês de novembro em relação a setembro, mês de maior consumo, houve uma redução de 18,14%. “Estimamos que a redução para o mês de dezembro em comparação ao mês de setembro será de 27%. Esta redução é resultado das chuvas onde a população deixa de regar grama e lavar as calçadas, por exemplo”, explica Rejane Nunes Cerqueira, Gerente de Tratamento de Água e Operações do Dmae.



O Dmae lembra que o uso consciente da água deve ser colocado em prática todos os dias e não apenas no período de estiagem para que esta atitude se torne um hábito. “Não devemos lembrar de economizar somente nos períodos de seca. Precisa ser algo permanente”, frisa Rejane Nunes.


Comportas

 Em decorrência da grande quantidade de chuva foi necessário aumentar a vazão das comportas das ETA Sucupira e Bom Jardim. “No dia 4 de dezembro foi necessário abrir todas as comportas da represa Sucupira devido ao grande volume de água que chegou no canal de captação. Já no ribeirão Bom Jardim foi necessário abrir duas comportas”, afirma ainda Rejane Nunes.



Produção nas ETA Sucupira e Bom Jardim



Produção mensal M³
Média de produção dia M³
Setembro
6.984.344
232.811,5
Outubro
7.130.848
230.027,4
Novembro
6.439.850
214.661,7
Dezembro
*6.379.614
205.794,6



*estimativa com base na produção dos 07 primeiros dias de dezembro





Gleide Corrêa

gleide@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas