Realizado primeiro curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais no Alto Paranaíba




Novo na grade de cursos do Senar Minas, o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais foi realizado pela primeira vez no Alto Paranaíba, no município de Rio Paranaíba, que tem como principal atividade econômica a agricultura, com destaque para o café. A realização do curso se deu através da parceria do Senar com o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Paranaíba e com a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé).


Os mineiros são os maiores produtores de café do mundo e os consumidores da bebida estão cada vez mais exigentes. Por isso, a demanda por cafés especiais cresce a cada ano. De olho nessa realidade, profissionais vem se formando para conquistar novos mercados. Oito trabalhadores rurais, que já atuam com o café em propriedades rurais de Rio Paranaíba, não perderam a oportunidade.

O curso tem duração de cinco dias e é desenvolvido em teoria e prática. “Na parte teórica, analisamos aspectos econômicos, os mercados interno e externo, a competição entre eles, as regiões que tem maior potencial em cafés especiais, e os diferenciais desses cafés. Na prática, os participantes fazem a classificação dos grãos, a torra, e a degustação dos cafés seguindo padrões internacionais”, detalha o instrutor do curso, Ricardo Aloise Júnior.

Roberto Alves Bomtempo é gerente da fazenda Três Rios, que tem quase 500 hectares plantados de café. Tudo é vendido à Cooxupé, que encaminha o grão até para outros países.  Roberto já fez aproximadamente 15 cursos do Senar, mas conta que esse foi o melhor entre todos. “Nos outros cursos, eu já tinha certo conhecimento dos assuntos tratados, mas nesse foi tudo novo pra mim, aprendi muito. Agora eu posso dizer que conheço bem o nosso produto, e isso vai me ajudar a vendê-lo melhor”.

“Temos incentivado os cursos de Classificação e Degustação de Cafés, pois eles acabam estimulando nos participantes a necessidade de fazer outros cursos do Senar Minas. Ainda neste sentido, estamos realizando vários cursos em parceria com a Cooxupé, focados na melhoria da qualidade do café. Aqui na região, os municípios contemplados são: Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, Coromandel, Monte Carmelo e Serra do Salitre”, destaca o gerente regional do Senar Minas, Sérgio de Carvalho Coelho. 





http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    

Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural



http://www.faemg.org.br/papeiscarta/linha.jpg
Antes de imprimir pense no futuro do planeta

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado