Realizado primeiro curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais no Alto Paranaíba




Novo na grade de cursos do Senar Minas, o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais foi realizado pela primeira vez no Alto Paranaíba, no município de Rio Paranaíba, que tem como principal atividade econômica a agricultura, com destaque para o café. A realização do curso se deu através da parceria do Senar com o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Paranaíba e com a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé).


Os mineiros são os maiores produtores de café do mundo e os consumidores da bebida estão cada vez mais exigentes. Por isso, a demanda por cafés especiais cresce a cada ano. De olho nessa realidade, profissionais vem se formando para conquistar novos mercados. Oito trabalhadores rurais, que já atuam com o café em propriedades rurais de Rio Paranaíba, não perderam a oportunidade.

O curso tem duração de cinco dias e é desenvolvido em teoria e prática. “Na parte teórica, analisamos aspectos econômicos, os mercados interno e externo, a competição entre eles, as regiões que tem maior potencial em cafés especiais, e os diferenciais desses cafés. Na prática, os participantes fazem a classificação dos grãos, a torra, e a degustação dos cafés seguindo padrões internacionais”, detalha o instrutor do curso, Ricardo Aloise Júnior.

Roberto Alves Bomtempo é gerente da fazenda Três Rios, que tem quase 500 hectares plantados de café. Tudo é vendido à Cooxupé, que encaminha o grão até para outros países.  Roberto já fez aproximadamente 15 cursos do Senar, mas conta que esse foi o melhor entre todos. “Nos outros cursos, eu já tinha certo conhecimento dos assuntos tratados, mas nesse foi tudo novo pra mim, aprendi muito. Agora eu posso dizer que conheço bem o nosso produto, e isso vai me ajudar a vendê-lo melhor”.

“Temos incentivado os cursos de Classificação e Degustação de Cafés, pois eles acabam estimulando nos participantes a necessidade de fazer outros cursos do Senar Minas. Ainda neste sentido, estamos realizando vários cursos em parceria com a Cooxupé, focados na melhoria da qualidade do café. Aqui na região, os municípios contemplados são: Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, Coromandel, Monte Carmelo e Serra do Salitre”, destaca o gerente regional do Senar Minas, Sérgio de Carvalho Coelho. 





http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    

Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural



http://www.faemg.org.br/papeiscarta/linha.jpg
Antes de imprimir pense no futuro do planeta

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas