Dmae adota medidas para minimizar transtornos causados pela chuva

Neste período, as solicitações de serviços de manutenção aumentam 60%
COMUNICAÇÃO DMAE

Água e Esgoto


Em função da intensa chuva das últimas horas em Uberlândia, a demanda pelos serviços de manutenção de água e esgoto aumentaram cerca de 60%. “Nesta terça-feira (6) amanhecemos com 74 solicitações de vazamento de água e 97 de esgoto, entre refluxo e escavação”, explica Renato Borges Goularte Júnior, gerente de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Dmae. Quando acontece o retorno de esgoto na rua o problema é resolvido com o jateamento, que é a limpeza e desobstrução da rede através do caminhão que libera um hidrojato com alta pressão. “Se o refluxo for interno, o Dmae faz o desentupimento manual por meio de arame e, somente se o problema não for resolvido, é realizado a escavação”, conta o gerente.




O retorno do esgoto acontece, principalmente, pelo descarte irregular de resíduos que obstruem as tubulações. “Neste caso, o ramal e os poços de visitas se tornam a única saída para o esgoto acumulado, gerando o refluxo”, esclarece Renato Goulart. O gerente salienta que o consumidor com esse problema deve informar ao Dmae, através do número 115, para que uma equipe faça o desentupimento. Após esse trabalho, uma empresa terceirizada fica responsável pela desinfecção do local. “Estamos trabalhando com muito empenho para atender todas as solicitações o mais rápido possível”, revela.



Pluvial

Nesta manhã formou-se uma erosão na rua Adutora São Pedro, esquina com a rua Jataí, no bairro Nossa Senhora da Aparecida ocasionada pelo alto volume de água da chuva. “Muitas vezes ocorre o rompimento da rede por conta da quantidade de água e o asfalto cede”, explica Paulo Euclides diretor de Drenagem Pluvial do Dmae. Uma equipe esteve no local realizando o reparo. Além dos atendimentos emergenciais, a autarquia está auxiliando nos serviços de limpeza e desobstrução das bocas de lobo.



Coleta



            A empresa responsável pela limpeza urbana, Limpebras, está com uma equipe de plantão para atender situações emergenciais no período noturno e nos fins de semana. “Em casos de alagamento, a quantidade de lixo acumulado nas vias aumenta bastante. Além de recolher essa sujeira a equipe tem o cuidado de não deixar que o lixo acumule próximo as bocas de lobo”, explica Adicionaldo dos Reis Cardoso, diretor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae.



06/12/2017

Ellen Melo

imprensadmae@gmail.com

 (34) 3233-4318 / 4311

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado