Dmae adota medidas para minimizar transtornos causados pela chuva

Neste período, as solicitações de serviços de manutenção aumentam 60%
COMUNICAÇÃO DMAE

Água e Esgoto


Em função da intensa chuva das últimas horas em Uberlândia, a demanda pelos serviços de manutenção de água e esgoto aumentaram cerca de 60%. “Nesta terça-feira (6) amanhecemos com 74 solicitações de vazamento de água e 97 de esgoto, entre refluxo e escavação”, explica Renato Borges Goularte Júnior, gerente de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Dmae. Quando acontece o retorno de esgoto na rua o problema é resolvido com o jateamento, que é a limpeza e desobstrução da rede através do caminhão que libera um hidrojato com alta pressão. “Se o refluxo for interno, o Dmae faz o desentupimento manual por meio de arame e, somente se o problema não for resolvido, é realizado a escavação”, conta o gerente.




O retorno do esgoto acontece, principalmente, pelo descarte irregular de resíduos que obstruem as tubulações. “Neste caso, o ramal e os poços de visitas se tornam a única saída para o esgoto acumulado, gerando o refluxo”, esclarece Renato Goulart. O gerente salienta que o consumidor com esse problema deve informar ao Dmae, através do número 115, para que uma equipe faça o desentupimento. Após esse trabalho, uma empresa terceirizada fica responsável pela desinfecção do local. “Estamos trabalhando com muito empenho para atender todas as solicitações o mais rápido possível”, revela.



Pluvial

Nesta manhã formou-se uma erosão na rua Adutora São Pedro, esquina com a rua Jataí, no bairro Nossa Senhora da Aparecida ocasionada pelo alto volume de água da chuva. “Muitas vezes ocorre o rompimento da rede por conta da quantidade de água e o asfalto cede”, explica Paulo Euclides diretor de Drenagem Pluvial do Dmae. Uma equipe esteve no local realizando o reparo. Além dos atendimentos emergenciais, a autarquia está auxiliando nos serviços de limpeza e desobstrução das bocas de lobo.



Coleta



            A empresa responsável pela limpeza urbana, Limpebras, está com uma equipe de plantão para atender situações emergenciais no período noturno e nos fins de semana. “Em casos de alagamento, a quantidade de lixo acumulado nas vias aumenta bastante. Além de recolher essa sujeira a equipe tem o cuidado de não deixar que o lixo acumule próximo as bocas de lobo”, explica Adicionaldo dos Reis Cardoso, diretor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae.



06/12/2017

Ellen Melo

imprensadmae@gmail.com

 (34) 3233-4318 / 4311

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas