Prefeito Odelmo Leão lança a 3ª edição da‘Cartilha de Acessibilidade’

Documento foi revisado neste ano contendo atualizações das legislações federais sobre o tema

O prefeito Odelmo Leão lançou, na manhã desta terça-feira (11), a 3ª edição da ‘Cartilha de Acessibilidade’. O documento – que é desenvolvido pela Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod) – foi atualizado para contemplar a inclusão das mais recentes regulamentações federais relativas ao tema. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro Administrativo Municipal com a presença de autoridades e representantes das entidades que atuam no setor.


A primeira edição do material foi publicada e distribuída na cidade ainda em 2008, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, para dar apoio técnico a entidades, interessados no assunto ou órgãos relacionados à construção civil. De lá para cá, já foi revisado para uma segunda edição e, desde o início deste ano, passou por um processo de modernização que agora resulta nesta terceira publicação.  “A Cartilha é uma das principais ferramentas da política pública de inclusão da nossa gestão. O objetivo é garantir que a cidade funcione para todos, de forma igual, sem exceção. Já tivemos muitos avanços, mas não podemos parar no tempo. Os desafios continuam e vamos seguir trabalhando para superá-los”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Em termos práticos, a nova Cartilha foi elaborada tomando como referências a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), sancionada em julho de 2015, e a norma técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em novembro do mesmo ano.


Didático e de fácil entendimento

 As legislações que embasaram a publicação contêm novos conceitos sobre o tema. Porém, conforme explica a secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Denise Attux, que não afetaram as características e avanços didáticos já alcançados pela Cartilha até então. “Mantivemos o caráter de fácil manuseio e de comunicação da Cartilha. Ela continuará transformando informações técnicas e jurídicas em ilustrações educativas e de fácil entendimento. Ela é toda desenhada e isso facilita muito na linguagem para arquitetos, engenheiros e mestres de obras”, disse.

Cerca de 3 mil exemplares da  3ª edição da ‘Cartilha de Acessibilidade’ foram impressos. As unidades serão entregues gratuitamente aos moradores, construtores e demais profissionais da construção civil que procurarem ajuda da Secretaria de Planejamento Urbano em relação ao tema acessibilidade. Os recursos utilizados para a iniciativa são do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência (FMPD).

 Avanços

“Vamos completar dez anos de existência da cartilha. A cada edição ela é revisada, melhorada e atualizada de acordo com a legislação e normas vigentes. É mais uma ferramenta para a população de Uberlândia que está disponível no Portal da Prefeitura e em versão impressa na Secretaria de Planejamento Urbano. Nosso trabalho é permanente e a retomada de ações importantes como esta é uma das preocupações do prefeito”, observou o diretor do núcleo de acessibilidade, Idari Alves.

Para o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Lúcio Flávio de Faria, Uberlândia tem um diferencial perante o Brasil, que é a existência da Secretaria de Planejamento Urbano e a Diretoria de Acessibilidade. “Vivemos em uma cidade pioneira na acessibilidade. Temos muito a avançar, mas estamos no caminho certo. Quando se tem um conselho municipal, instituições e ministério público forte, isso se traduz em execução e efetividade. Enfim, não temos dificuldades em buscarmos soluções juntos. Quem ganha é o cidadão e a cidade”, salientou.



Ivando Pereira, da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeiviudi), também acredita que a Cartilha traz ganhos à comunidade. “Esse material é um grande avanço para a questão da acessibilidade na cidade. Tudo que for feito para facilitar o acesso às pessoas com deficiência visual, auditiva ou física, por exemplo, trazendo mais segurança e contribuindo para nosso ir e vir, é bem-vindo”, apontou.



Fernando Boente e Fillipe Alves



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas