Curso de Aquaponia na Ferub é sucesso de público

Outras edições estão previstas para acontecer na próxima semana
 Nem mesmo o tempo chuvoso desta sexta-feira (1º) tirou o interesse de quem se inscreveu na primeira edição do curso gratuito que ensina técnicas de aquaponia, realizado na sede da Fundação da Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Das 13h30 às 18h, pessoas de variados perfis aprenderam um pouco mais do sistema inovador e sustentável de criação de peixes e hortaliças. Devido ao grande interesse da população, as aulas acontecerão ainda em outras datas. 

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, Ferub e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Além desta primeira edição, outra aula será ministrada na tarde da próxima sexta, cujas vagas já foram preenchidas. Na manhã do dia 15 deste mês, um terceiro encontro será realizado. Para participar, os interessados podem entrar em contato com a Ferub de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, pelo telefone (34) 3234-1362, ou ir até a sede da fundação, localizada na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.


Técnica sustentável

Aquaponia é um sistema caseiro que alia técnicas de aqüicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo). O diferencial da montagem é a sua característica sustentável. Toda água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso. O custo médio para montar a estrutura é de R$ 1,2 mil, podendo variar conforme a produção.

O curso é voltado a pessoas residentes na zona rural e urbana, uma vez que a estrutura não exige uma grande área para ser instalada. A capacitação é divida em ensinamentos teóricos e práticos. O trabalho é realizado em parceria com o curso de aquicultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e com estagiários do curso de agronomia da UFU.


             A técnica é voltada para agricultores familiares ou qualquer pessoa que queira de cultivar hortas e peixes. Mário Lopes, por exemplo, se aposentou recentemente. Ele viu na aquaponia um hobby para se envolver nesta nova etapa da vida. “Quero colocar um sistema deste lá em casa. Vai ser um grande divertimento para me manter ocupado. Vim aqui e me interessei muito, porque é realmente algo muito bacana”, comentou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos, o sistema, além de agroecológico, também pode gerar benefícios práticos para a vida de quem se envolve. “O sistema é ideal para quem quer cultivar seu próprio peixe e uma variedade imensa de plantas, colocando produtos frescos e orgânicos na mesa da família”, explicou.
  
03/12/2017
Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas