Curso de Aquaponia na Ferub é sucesso de público
Outras edições estão previstas para acontecer na próxima semana
Nem mesmo o tempo chuvoso desta sexta-feira (1º) tirou o interesse de quem se inscreveu na primeira edição do curso gratuito que ensina técnicas de aquaponia, realizado na sede da Fundação da Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Das 13h30 às 18h, pessoas de variados perfis aprenderam um pouco mais do sistema inovador e sustentável de criação de peixes e hortaliças. Devido ao grande interesse da população, as aulas acontecerão ainda em outras datas.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, Ferub e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Além desta primeira edição, outra aula será ministrada na tarde da próxima sexta, cujas vagas já foram preenchidas. Na manhã do dia 15 deste mês, um terceiro encontro será realizado. Para participar, os interessados podem entrar em contato com a Ferub de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, pelo telefone (34) 3234-1362, ou ir até a sede da fundação, localizada na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.
Técnica sustentável
Aquaponia é um sistema caseiro que alia técnicas de aqüicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo). O diferencial da montagem é a sua característica sustentável. Toda água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso. O custo médio para montar a estrutura é de R$ 1,2 mil, podendo variar conforme a produção.
O curso é voltado a pessoas residentes na zona rural e urbana, uma vez que a estrutura não exige uma grande área para ser instalada. A capacitação é divida em ensinamentos teóricos e práticos. O trabalho é realizado em parceria com o curso de aquicultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e com estagiários do curso de agronomia da UFU.
A técnica é voltada para agricultores familiares ou qualquer pessoa que queira de cultivar hortas e peixes. Mário Lopes, por exemplo, se aposentou recentemente. Ele viu na aquaponia um hobby para se envolver nesta nova etapa da vida. “Quero colocar um sistema deste lá em casa. Vai ser um grande divertimento para me manter ocupado. Vim aqui e me interessei muito, porque é realmente algo muito bacana”, comentou.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos, o sistema, além de agroecológico, também pode gerar benefícios práticos para a vida de quem se envolve. “O sistema é ideal para quem quer cultivar seu próprio peixe e uma variedade imensa de plantas, colocando produtos frescos e orgânicos na mesa da família”, explicou.
03/12/2017
Renato Faria
Comentários