Uberlândia será representada no Torneio Brasil de Robótica

No próximo fim de semana acontecerá, em São Paulo, o Torneio Brasil de Robótica, onde os alunos serão avaliados não apenas pelo resultado do projeto, mas também pela forma como se organizaram para desenvolvê-lo. Esse ano o tema trabalhado é Energia. Uberlândia será representada por sete equipes.
 O torneiro acontece todos os anos em três etapas. A primeira é feita pelos alunos na escola, chamada etapa interna. Depois dessa fase, os melhores colocados passam para a seletiva regional. A segunda etapa aconteceu em novembro do ano passado e das 15 equipes participantes, oito foram classificadas para a nacional, onde disputarão uma vaga para defender o Brasil na etapa mundial.


Desde 2014, o Colégio Batista Mineiro, localizado no bairro Osvaldo Rezende participa do torneio. No ano passado a escola teve um grupo representante e nesse ano serão três equipes. Para a professora de matemática e robótica, Suselaine da Fonseca, os alunos têm que defender a criação e isso é importante para o crescimento deles. “Esses projetos fazem com que os meninos melhorem a desenvoltura. Eles se expressam melhor e aprendem a defender o que foi criado por eles.”, diz.
Para Maria Eduarda (12), que representa a equipe Humanoides, o trabalho desenvolvido busca uma solução energética para atender as propriedades distantes das fontes energéticas convencionais. A energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável, limpa, não poluente, que não requer manutenção e não consome nenhum combustível, é obtida pela conversão de energia luminosa em energia elétrica, bastante abundante no Brasil, em Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. A energia é captada pelas placas solares e podem ser utilizada para fins domésticos. Atualmente o custo para implantação não é tão alto e se auto paga em poucos anos.
MARIA EDUARDA FILHA DE RONAN ANDRADE
Para Ronan Andrade (pai de aluna), o Torneio Brasil de Robótica é um acontecimento muito importante na vida acadêmica de minha filha. Muitas reuniões presenciais, pesquisas na internet, livros, visitas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em residência em Patos de Minas atendida integralmente pela energia solar, entrevistas em sites, jornais, vários canais de televisão, propiciaram um grande crescimento intelectual em minha filha.





 Ronan Andrade – Pai da Maria Eduarda – 99971  2753
Suselaine da Fonseca – Professora – 99212 4435


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas