Dia "A" de combate ao Aedes acontece no Município
As escolas da rede pública municipal de Uberlândia irão se mobilizar nesta quinta-feira (10) para o Dia “A” de Combate ao Aedes Aegypti. Aproximadamente 52 mil alunos serão envolvidos numa parada de conscientização e sensibilização contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus durante o segundo horário. O lançamento da ação acontece na Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, no bairro Jardim Brasília, às 8h.
Na ocasião, os professores vão prestar esclarecimentos sobre o mosquito e as doenças que ele transmite. Segundo Alcides Melo da Silva, coordenador dos programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas, o objetivo é trabalhar a comunidade a partir das escolas, exibindo filmes, apresentações visuais e outros materiais para melhor entendimento e engajamento dos alunos na campanha. “Queremos levar um olhar mais de dentro da escola para as casas, que as crianças levem esse conceito para os pais e incentivem a vistoriar a casa ao menos 10 minutos toda semana para evitar focos”, disse. foto ilustrativa:
Além do debate sobre o assunto, serão escolhidos os representantes do Comitê de Mobilização Social contra o Aedes aegypti de cada escola. O Comitê será responsável por organizar e dirigir ações criativas de conscientização junto aos colegas e familiares. “Precisamos chamar a população para a corresponsabilidade de combater o mosquito. As pessoas precisam fazer a limpeza das casas e as crianças são agentes importantes nessa luta, pois aquilo que ela aprende na escola, ela leva pra casa, para os parentes, para que eles tomem cuidado também”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Samuel do Carmo Lima.
Para manter Uberlândia livre da epidemia de dengue, é preciso que toda a população esteja envolvida no combate ao mosquito transmissor. Quanto mais comprometimento, mais chances de evitar uma situação crítica. E educar as pessoas desde pequenas a eliminar os criadouros do Aedes aegypti é uma maneira de formar cidadãos responsáveis e preocupados com o bem-estar público.
O Dia “A” é uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde e de Educação.
Situação de Uberlândia
Enquanto dezenas de municípios em Minas Gerais já declararam estar em epidemia de dengue desde o início do ano, Uberlândia não vivencia este cenário por ter se antecipado nas ações de prevenção e conscientização da população, desde outubro de 2015.
Ainda no ano passado, 100 Agentes de Controle de Zoonoses foram contratados emergencialmente e mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde foram capacitados para orientar os moradores no combate aos focos do mosquito. Cerca de 40 homens do Exército estão nas ruas dando suporte a este trabalho.
Parcerias com o setor público e privado também fazem parte do rol de ações para mobilizar as pessoas. Também, continuam as ações de combate ao Aedes aegypti na indústria e no comércio, com comitês de mobilização para controlar os focos do mosquito no local de trabalho e na casa dos funcionários e colaboradores. Essa ação foi reforçada com reuniões realizadas com os dirigentes da FIEMG e do Sistema SESI em Uberlândia.
Os alunos técnicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberlândia-Centro fizeram uma varredura no entorno do campus e recolheram mais de 100 sacos de lixo com possíveis criadouros. O material foi utilizado para uma exposição, em que dados da dengue, chikungunya e zika vírus são apresentados junto aos materiais, para mostra o porquê de a mobilização ser importante.
Serviço:
O quê: Dia “A” de Combate ao Aedes
Quando: 10 de março
Onde: E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha – Rua Mundial, 640, Jardim Brasília
Horário: 8h
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
Comentários