Dia "A" de combate ao Aedes acontece no Município

As escolas da rede pública municipal de Uberlândia irão se mobilizar nesta quinta-feira (10) para o Dia “A” de Combate ao Aedes Aegypti. Aproximadamente 52 mil alunos serão envolvidos numa parada de conscientização e sensibilização contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus durante o segundo horário. O lançamento da ação acontece na Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, no bairro Jardim Brasília, às 8h.

Na ocasião, os professores vão prestar esclarecimentos sobre o mosquito e as doenças que ele transmite. Segundo Alcides Melo da Silva, coordenador dos programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas, o objetivo é trabalhar a comunidade a partir das escolas, exibindo filmes, apresentações visuais e outros materiais para melhor entendimento e engajamento dos alunos na campanha. “Queremos levar um olhar mais de dentro da escola para as casas, que as crianças levem esse conceito para os pais e incentivem a vistoriar a casa ao menos 10 minutos toda semana para evitar focos”, disse. foto ilustrativa:www.jaboatao.pe.gov.br

Além do debate sobre o assunto, serão escolhidos os representantes do Comitê de Mobilização Social contra o Aedes aegypti de cada escola. O Comitê será responsável por organizar e dirigir ações criativas de conscientização junto aos colegas e familiares. “Precisamos chamar a população para a corresponsabilidade de combater o mosquito. As pessoas precisam fazer a limpeza das casas e as crianças são agentes importantes nessa luta, pois aquilo que ela aprende na escola, ela leva pra casa, para os parentes, para que eles tomem cuidado também”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Samuel do Carmo Lima.
Para manter Uberlândia livre da epidemia de dengue, é preciso que toda a população esteja envolvida no combate ao mosquito transmissor. Quanto mais comprometimento, mais chances de evitar uma situação crítica. E educar as pessoas desde pequenas a eliminar os criadouros do Aedes aegypti é uma maneira de formar cidadãos responsáveis e preocupados com o bem-estar público.
            O Dia “A” é uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde e de Educação.

Situação de Uberlândia

Enquanto dezenas de municípios em Minas Gerais já declararam estar em epidemia de dengue desde o início do ano, Uberlândia não vivencia este cenário por ter se antecipado nas ações de prevenção e conscientização da população, desde outubro de 2015.
Ainda no ano passado, 100 Agentes de Controle de Zoonoses foram contratados emergencialmente e mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde foram capacitados para orientar os moradores no combate aos focos do mosquito. Cerca de 40 homens do Exército estão nas ruas dando suporte a este trabalho.
Parcerias com o setor público e privado também fazem parte do rol de ações para mobilizar as pessoas. Também, continuam as ações de combate ao Aedes aegypti na indústria e no comércio, com comitês de mobilização para controlar os focos do mosquito no local de trabalho e na casa dos funcionários e colaboradores. Essa ação foi reforçada com reuniões realizadas com os dirigentes da FIEMG e do Sistema SESI em Uberlândia.
Os alunos técnicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberlândia-Centro fizeram uma varredura no entorno do campus e recolheram mais de 100 sacos de lixo com possíveis criadouros. O material foi utilizado para uma exposição, em que dados da dengue, chikungunya e zika vírus são apresentados junto aos materiais, para mostra o porquê de a mobilização ser importante.

Serviço:
O quê: Dia “A” de Combate ao Aedes
Quando: 10 de março
Onde: E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha – Rua Mundial, 640, Jardim Brasília
Horário: 8h


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas